“Não podemos dar-nos ao luxo de ser a geração que comprometeu o futuro do planeta”, diz Guterres

0
320

No seu discurso em vídeo, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, recebe o Ano Novo com uma mensagem de esperança dirigida aos jovens do mundo, colocando uma especial ênfase na luta contra as alterações climáticas: “A mudança climática não é apenas um problema de longo prazo, mas um perigo claro e presente. Não podemos dar-nos ao luxo de ser a geração que comprometeu o futuro do planeta”.

O português que está nos comandos da ONU refere que “este ano, a minha mensagem de Ano Novo é para a maior fonte dessa esperança [que existe]: os jovens do mundo. Da ação climática à igualdade de género, à justiça social e aos direitos humanos, a vossa geração está na linha de frente da luta por um mundo melhor. A vossa paixão e determinação são inspiradoras. Eu ouço a vossa voz a exigir justamente um papel na construção do futuro. Estou convosco! A organização das Nações Unidas está convosco e pertencem-vos”.

António Guterres, que gravou a sua mensagem de Ano Novo em quatro línguas, incluindo a portuguesa, recorda que 2020 marca ainda o 75º aniversário das Nações Unidas, anunciando que a ONU está a lançar a Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o modelo da Organização para uma globalização justa.

Nesse sentido, Guterres considera que em 2020 “o mundo precisa do empenho ativo dos jovens”, apelando aos mais novos: “Continuem a pensar em grande. Continuem a superar barreiras. E mantenham a pressão”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of