Transportes receberam 48 queixas por dia no primeiro semestre

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes revela que, de janeiro a junho de 2019, foram apresentadas, em média, 48 queixas por dia pelos consumidores devido ao funcionamento dos mais variados transportes.

0
302

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) divulgou o “Relatório sobre Reclamações no Ecossistema da Mobilidade e dos Transportes – 1.º semestre de 2019”.

Segundo as conclusões retiradas deste relatório, nos primeiros seis meses do ano foram registadas e tratadas pela AMT um total de 8.713 reclamações, das quais 7.666
dizem respeito a reclamações inscritas no Livro de Reclamações dos diversos operadores e prestadores de serviços do setor da mobilidade e dos transportes, tendo as restantes 1.047 outras origens.

Se considerarmos o número de reclamações recebidas, o primeiro semestre de 2019 registou uma média de cerca de 48 queixas por dia, enquanto, no segundo semestre de 2018, tinham sido registadas cerca de 57 reclamações por dia, o que significa um decréscimo na ordem dos 16%.

No entanto, se compararmos com o período homólogo (1º semestre de 2018), verifica-se um aumento de 2,9%.

Comparando ainda com o 2º semestre de 2018, as reclamações registadas nos primeiros seis meses de 2019, verifica-se uma descida generalizada no número de reclamações em todos os setores. O subsetor ferroviário de passageiros registou -37% de queixas este período e os subsetores fluvial e rodoviário de passageiros registaram, respetivamente, -16% e -14%.

“Os dados demonstram que apesar da redução do número de reclamações face ao semestre anterior, houve um aumento generalizado no setor dos transportes, à exceção do transporte fluvial”, aponta a AMT.

A saber:
• No setor ferroviário, o número de passageiros transportados atingiu, no 1º semestre de 2019, o total de 80 milhões, o que se traduz num aumento de +7,2% face ao 2º semestre de 2018;
• O transporte por metropolitano foi utilizado no primeiro semestre de 2019, por 130,2 milhões de passageiros, o que representa um acréscimo de +7,4% face ao último semestre de 2018;
• O transporte fluvial foi usado por cerca de 10,4 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2019, o que representa uma diminuição de -13,8% em relação aos últimos seis meses de 2018.

Considerando o universo dos 17 motivos principais das reclamações que se encontram tipificados, constata-se que, entre janeiro e junho de 2019, os mais reclamados, que representam aproximadamente 68% do total das reclamações, foram:
a) Cumprimento defeituoso, cumprimento não conforme com o contrato e incumprimento;
b) Preços, pagamento e bilheteiras;
c) Qualidade do atendimento, atendimento deficiente nos estabelecimentos e no atendimento telefónico.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of