Estacionado e sem bateria? Um robot vai já ter consigo

A VW desenvolveu um sistema de carregamento para elétricos feito por robots autónomos. A lógica é que sejam os postos a ir ter com o veículo e não o oposto.

0
833

A Volkswagen concebeu um sistema de carregamento autónomo de veículos elétricos. Através da divisão VW Group Components, a empresa germânica introduziu um conceito de robot móvel que pode permitir que um lugar de estacionamento disponível se transforme num ponto de carregamento.

O robot é acompanhado de um trailer que mais não é do que um dispositivo de armazenamento de energia.

A máquina movimenta-se de modo autónomo, podendo deslocar vagões de packs de bateria de 25 kWh cada um.

Reação a obstáculos

O robot usa várias câmeras, scanners a laser e sensores ultrassónicos para operar de forma autónoma, incluindo o reconhecimento e a reação a obstáculos.

Assim, após ser chamado através de uma app ou de uma comunicação V2X, o robot móvel dirige-se ao veículo que precisa de ser carregado e comunica com ele. Desde a abertura da porta de carga até a conexão do plug-in e ao desacoplamento, todo o processo de carregamento ocorre sem nenhuma interação humana.

“Estamos a tornar quase todos os estacionamentos elétricos, sem infraestruturas individuais complexas” – Mark Möller (VW)

A VW explica que o robot pode ajudar a carregar veículos em zonas onde a instalação de infraestrutura de carregamento de EV pode ser cara ou complicada em termos logísticos.

Uma revolução

“O robot de carregamento móvel desencadeará uma revolução em situações em que é necessário carregar em estacionamentos de vários andares ou subterrâneos porque trazemos a infraestrutura de carga para o veículo e não o contrário. Com isso, estamos a tornar quase todos os estacionamentos elétricos, sem infraestruturas individuais complexas”, refere Mark Möller, chefe de desenvolvimento da Volkswagen Group Components.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of