A Iveco e a Nikola desvendaram a maquete do Nikola TRE, aquele que será o seu primeiro Battery Electric Vehicle (BEV) para os mercados da Europa, apenas três meses após o anúncio da parceria.

Alimentado a baterias elétricas, o Nikola TRE, modelo baseado no Iveco S-WAY e que integra a tecnologia da Nikola, será lançado no “IAA 2020”, salão de veículos comerciais, a realizar em Hannover (Alemanha), com as primeiras unidades a serem entregues a clientes em 2021.

O Nikola TRE traduz ainda o primeiro passo rumo ao Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), que estará disponível para os clientes em 2023.

Capacidade total máxima de 720 kWh

O veículo dado a conhecer é uma maquete do tractor Nikola TRE 4×2, destinado a missões de âmbito regional, tendo uma autonomia máxima de 400 km.

Este camião irá contar com um sistema modular de baterias, com uma capacidade total máxima de 720 kWh, podendo ser adaptado para responder a missões de diferentes clientes. A alimentação elétrica fornece uma saída contínua de potência de 480 kW, com 1.800 Nm de pico de binário.

Em 2021 serão entregues as primeiras unidades BEV aos clientes. a variante FCEV estará disponível em 2023

O Nikola TRE também estará disponível em versões rígidas de 2 e 3 eixos, com um peso bruto entre as 18 e as 26 toneladas, para distribuições urbanas e missões municipais.

O modelo recorre à tecnologia Bluetooth de baixo consumo energético para permitir a utilização de um sistema inteligente de abertura de portas, sem chave, sempre que o condutor se aproxima do veículo. O sistema pode ainda ajustar as configurações, como a altura do banco e a temperatura da climatização, de acordo com as preferências do condutor.

Hidrogénio fará parte da gama

“A tecnologia de células de combustível da Nikola é o ponto de partida para o design da bateria elétrica, de modo a que o Nikola TRE (BEV) possa ser convertido para tecnologia fuel cell”, explica a Iveco e a Nikola.

Ou seja, esta abordagem fará com que estas empresas assumam uma visão de longo prazo, colocando em destaque ambas as tecnologias, de modo a poderem propor, nos seus catálogos e a curto prazo, Veículos a Baterias Eléctricas (BEV – Battery Electric Vehicles) e Veículos Eléctricos a Células de Combustível (FCEV – Fuel Cell Electric Vehicles).

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of