Neste artigo tínhamos dado conta de um teste-piloto que a Ford estava a efetuar no campo da realidade virtual, visando sensibilizar os condutores para se colocarem na pele de um ciclista e vice-versa.

Agora, já há resultados desta iniciativa “WheelSwap”, desenvolvida pela Ford em parceria com a agência londrina Happy Finish.

O exercício, que envolveu mais de 35 motoristas da empresa de entregas ao domicílio Hermes, revelou-se uma oportunidade útil para que os condutores pudessem ver a estrada de uma perspectiva diferente, com 88% deles a concordar que esta experiência os encorajaria a alterar o seu comportamento na estrada.

O projeto provou, desta forma, ser uma ferramenta eficaz na construção de empatia, com 91% dos 1.200 participantes iniciais a demonstrar intenção de alterar o seu comportamento ao volante, depois desta experiência de Realidade Virtual, e 70% maior empatia com outros condutores de furgões e com ciclistas.

Seis em cada dez condutores e ciclistas participantes alteraram mesmo os seus hábitos na estrada no prazo de duas semanas após este evento, refere a Ford.

O objetivo da experiência de realidade virtual “WheelSwap”, integrada na iniciativa “Share The Road” da marca americana, é incentivar as pessoas a fazer pequenas mudanças na forma como conduzem ou pedalam, para que todos fiquem um pouco mais seguros na estrada.

Vários profissionais de entregas participaram numa experiência de realidade virtual que pretendia permitir aos utilizadores observar o mundo do ponto de vista de um ciclista ou de um motorista, num espaço virtual.

experiência de Realidade virtual aumentou a empatia dos motoristas de entregas com ciclistas

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of