Semáforo informa veículo se irá encontrar o sinal verde ou vermelho

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Um projeto da Seat, em colaboração com a Direção Geral de Tráfego espanhola (o equivalente à portuguesa Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária), a Câmara Municipal de Barcelona e os especialistas em tecnologia da ETRA, está a trabalhar no sentido de conectar os automóveis com os semáforos e o centro de controlo de tráfego para antecipar o estado do trânsito, aumentando assim a segurança e a comodidade dos condutores.

“O semáforo envia um sinal à cloud da DGT sobre o seu estado atual e quando vai mudar de cor. A viatura recebe e interpreta esta informação, avisando o condutor com antecedência do que vai encontrar no caminho dependendo da sua velocidade. Deste modo, se o semáforo vai ficar vermelho, os condutores podem reduzir a velocidade previamente”, explica Jordi Caus, chefe de mobilidade urbana da Seat.

Como funciona?

Quando um veículo se aproxima do semáforo, o sistema calcula a distância e a velocidade da viatura, e um alerta aparece no ecrã mostrando se o condutor vai encontrá-lo vermelho, verde ou amarelo. Uma observação de segurança importante é que ele apenas funciona se a viatura estiver dentro do limite de velocidade. Caso contrário, o sistema não emite o sinal. “O sistema fica bloqueado se o limite de velocidade não for respeitado, o que é muito importante para a segurança rodoviária. O objetivo é ser uma ferramenta de auxílio que permita uma condução mais uniforme”, diz Manuel Valdés, chefe de mobilidade e infraestruturas da Câmara Municipal de Barcelona.

O veículo utilizado neste ensaio-piloto incorpora tecnologia que permite a sua conexão com o meio envolvente e o acesso às informações da Direção Geral de Tráfego (DGT) armazenadas na cloud. Graças a isso, o condutor consegue saber em tempo real o que encontrará no caminho. “Neste projeto, os novos modelos de automóveis conectados da Seat recebem informação de trânsito em tempo real que está armazenada na nuvem central da DGT, incluindo os painéis informativos das estradas ou o estado dos semáforos nas cidades”, refere Jordi Caus.

Obras e incidentes na via no painel de instrumentos

O projeto permite ainda que informações sobre incidentes na estrada ou trabalhos de manutenção cheguem diretamente ao painel de instrumentos do veículo sem a necessidade de painéis informativos. O automóvel e a infraestrutura, unidos através da cloud mediante tecnologia celular com tempos de latência de 300 milissegundos.

“O mesmo que costumávamos fazer com painéis de mensagens móveis na estrada, podemos fazê-lo agora, mas em qualquer ponto da estrada, diretamente para o carro”, comenta Jorge Ordás, subdiretor de mobilidade e tecnologia da DGT.

Quanto mais informação, menos situações de perigo. Este é o objetivo do projeto, que coloca a segurança como ponto central, bem como uma maior eficência na condução. “Pretendemos um impacto significativo na redução de acidentes e de trânsito, com um efeito positivo no meio envolvente”, diz Jorge Ordás.

Veículos como canais de comunicação

Para além disso, os próprios automóveis conectados e os seus condutores também vão servir de canais de comunicação. “Qualquer pessoa com informação do que está a acontecer num trajeto pode partilhar estes dados com outros condutores para que eles estejam informados sobre incidentes com antecedência”, afirma o Subdiretor de mobilidade e tecnologia da DGT.

“Com este projeto, estamos a dar o primeiro passo para conectar automóveis com a infraestrutura geral rodoviária. Começámos com funções informativas, mas, pensando no futuro, seremos capazes de atuar diretamente em automóveis em situações de risco”, conclui Jordi Caus.

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