A ACCIONA chegou a um acordo com o Grupo Vidrala para fornecer energia elétrica de fontes renováveis às duas fábricas de embalagens de vidro em Portugal durante o ano 2020, para um volume estimado em mais de 173 gigawatts/hora (GWh).

A energia fornecida à Vidrala será utilizada para cobrir o consumo de eletricidade das fábricas Gallo Vidro e SB Vidros que a empresa, com sede em Llodio (Álava, Espanha), opera na Marinha Grande.

“Agradecemos a confiança que a Vidrala, a quem fornecemos eletricidade desde julho de 2018, depositou na ACCIONA, ao aumentar o volume de energia contratado. Estamos satisfeitos por contribuir para o cumprimento dos objetivos de sustentabilidade do nosso cliente ao reduzir a sua pegada energética de carbono”, diz Santiago Gómez Ramos, diretor de gestão de energia da ACCIONA.

Todo o fornecimento de energia será 100% renovável, o que evitará a emissão para a atmosfera de cerca de 60.000 toneladas de CO2 durante a vigência do contrato.

Atividade em expansão

Esta operação reforça a atividade de fornecimento de energia renovável para clientes empresariais em Portugal, que se iniciou em 2015 por parte da ACCIONA.

Estima-se que a energia renovável total fornecida pela ACCIONA a grandes clientes em território nacional chegue a 850 GWh no final deste ano, um aumento de 40% em relação a 2018. Entre os clientes que a empresa tem fornecido ou está a fornecer no mercado português encontram-se empresas como a Repsol Polímeros, Roca, Hutchison, Salvesen e Volkswagen Autoeuropa.

Onde ficam as instalações renováveis?

Em Portugal, que em conjunto com Espanha integra o Mercado Ibérico da Eletricidade (MIBEL), a ACCIONA dispõe de instalações renováveis com uma potência de 165,5 megawatts (MW), dos quais 119,7 MW são eólicos (a partir de 19 parques) enquanto 45,8 MWp correspondem à central fotovoltaica da Amareleja (Moura). No seu conjunto, geraram um total de 386 GWh em 2018.

Central solar fotovoltaica na Amareleja
Artigo anteriorKapten introduz 400 veículos elétricos na sua frota
Próximo artigoTesla Cybertruck reboca Ford F-150 montanha acima

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of