A startup Mater Dynamics, localizada no Porto, desenvolveu o QStamp, um sensor inteligente num substrato flexível (como uma etiqueta) que, de forma passiva, sem recurso a bateria, consegue medir variáveis externas tais como temperatura, luz, humidade e força/pressão.

A sua aplicação autocolante possibilita ser utilizada em qualquer embalagem ou material ajudando, por exemplo, retalhistas alimentares, consumidores e gerentes de restaurantes a gerir melhor os seus produtos alimentares.

A etiqueta está provida de minúsculas moléculas que se tornam sensores e reagem a variações de temperatura, luz e humidade.

O “selo” possui um chip interno, o qual é fabricado para ser compatível com o protocolo de transmissão de dados desejado.

As etiquetas podem ter tamanhos variados, de 1 cm2 a 10 cm2.

Setores de atividade

A Mater Dynamics formou-se há três anos. Um ano depois conquistava o Prémio PT Inovação (antecessor do atual AIIA – Altice International Innovation Awards) e a distinção Born from Knowledge (BfK) – esta última uma iniciativa da Agência Nacional de Inovação (ANI). Desde então, já recebeu cerca de 10 prémios internacionais de inovação na Europa e na Ásia.

Inicialmente muito focado no setor do retalho alimentar, o QStamp tem vindo a ser testado em diversos setores. “Atualmente, o nosso produto está a ser usado na monitorização de ativos em espaços aberto e/ou fechados e em modelos preditivos em equipamentos industriais”, adianta Tiago Cunha Reis, fundador e CEO da Mater Dynamics.

Frequências de comunicação

O responsável avança ainda que, “em termos e operacionalidade, as novas versões do QStamp permitem usar frequências desde 13.56 MHz até 2.4 GHz, querendo isto dizer que um simples telemóvel pode operar diretamente” uma etiqueta.

É, aliás, a versatilidade dos valores monitorizados, combinada com a flexibilidade para diferentes protocolos wireless, que permite à Mater Dynamics ser reconhecida como uma empresa inovadora em soluções end-to-end.

O QStamp é capaz de medir Temperatura, Humidade, Força/Pressão e Luz remotamente.

Temperatura, luminosidade e humidade são três parâmetros mensuráveis por este rótulo inteligente

Em 2018, a firma arrancou com os primeiros pilotos internacionais e consolidou comercialmente alguns clientes em Portugal. “Em 2018, completámos a otimização do processo de fabrico industrial”, conta Tiago Cunha Reis.

As etiquetas QStamp são hoje comercializadas em países como Portugal, Espanha e Reino Unido.

A Mater Dynamics conta já com mais de 80.000 unidades vendidas, 62,5% das quais este ano. Para o próximo ano, mesmo sendo conservador, o CEO aponta para um crescimento de mais de 35%.

Na quarta edição (de 2019) do concurso tecnológico “IoT Challenge” promovido pela Altice que desafia empresas que atuam na área de machine to machine (M2M) e Internet Of Things (IoT) a desenvolverem soluções para o segmento empresarial, a Mater Dynamics foi uma das premiadas. O projeto de localização “QStamp + mdFLux” foi distinguido, pelo seu microcircuito de baixo consumo, com instalação plug-and-play, inserível como uma etiqueta nos ativos a monitorizar, em termos de localização, temperatura ou humidade.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of