A Aliança Europeia para as Baterias (EBA ou European Battery Alliance) e a EIT InnoEnergy, o motor para a inovação na área da energia sustentável na Europa, lançaram a Business Investment Platform (BIP), uma plataforma online dedicada à cadeia de valor das baterias, para acelerar as transações entre investidores e os que procuram investimentos.

A EIT InnoEnergy é um motor da inovação europeia na área da energia sustentável na Europa. Desde 2010, a InnoEnergy tem vindo a apoiar mais de 400 casos na área da energia sustentável, tendo holdings em firmas como a Northvolt, entre outras empresas na cadeia de valor das baterias. A InnoEnergy foi criada em 2010 e é apoiada pelo European Institute of Innovation and Technology (EIT).

O EBA volta a confirmar que o volume de negócio da cadeia de valor das baterias na Europa representará mais de 250 mil milhões de euros anualmente, até 2025.

Concebida para ligar instituições financeiras e empresas, a BIP diminuirá o tempo para a obtenção de investimento e reduzirá substancialmente o risco associado para as duas partes, ao ajudar e dar formação às empresas envolvidas e, consequentemente, aumentará a robustez dos casos de investimento em todas as dimensões necessárias (tecnologia, equipa, cadeia de valor, sustentabilidade ambiental e off-takers).

A rede de network da BIP, formada através do ecossistema da EIT InnoEnergy e do EBA, inclui instituições financeiras públicas e privadas e mais de 300 stakeholders industriais e académicos.

O volume de negócio da cadeia de valor das baterias na Europa representará mais de 250 mil milhões de euros por ano, até 2025.

Diego Pavia, CEO da EIT InnoEnergy, refere que “o futuro é elétrico. As baterias estão rapidamente a tornar-se o pilar da transição energética e por isso são necessários 70 mil milhões de euros de investimento prévio em baterias, de forma a ser possível ir ao encontro do pico de procura europeu esperado até 2023”.

Em outubro de 2017, o vice-presidente da Comissão Europeia, lançou a Aliança Europeia para as Baterias, tendo Maros Sefcovic atribuído à EIT InnoEnergy o mandato de liderar a implementação do EBA.

O seu objetivo é facilitar a transição para a mobilidade elétrica, mantendo o valor criado na Europa.

Várias instituições industriais e financeiras já utilizam esta plataforma, com um valor líquido de investimento potencial de mais de 20 mil milhões de euros.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of