Mercedes eCitaro, Iveco Crossway Natural Power e VDL Futura FHD2 foram eleitos os autocarros sustentáveis 2020 pelo painel de jurados do “Autocarro Sustentável do Ano”.

O Mercedes eCitaro venceu a categoria “Urban”, o Iveco Crossway Natural Power triunfou na categoria “Intercity” e o VDL Futura FHD2 foi considerado o melhor na categoria “Coach”.

O eCitaro é um autocarro elétrico com baterias de iões de lítio com 292 kWh de capacidade que garantem um alcance de 170 km em operações em cidade. O eCitaro estará disponível com baterias de 330 kWh em 2021.

O Crossway Natural Power é movido a gás natural, integrando os tanques de gás comprimido no tejadilho, o que otimiza o centro de gravidade do veículo.

O modelo garante a mesma acessibilidade, capacidade de passageiros e espaço de bagagens da correspondente versão Diesel. Com uma capacidade total de 1.260 litros (4 tanques de 315 litros cada), o veículo tem uma autonomia de 600 km, sendo compatível com abastecimentos rápidos ou mais lentos.

O motor, Cursor 9 NP, gera uma potência 360 cv (ou 265 kW), os mesmos valores da equivalente proposta diesel. O interior tem uma altura mínima de dois metros e possui prateleiras para bagagem de mão.

Disponível em variantes de 12 e 13 metros, nas versões LINE e POP, o Crossway NP é uma alternativa para regiões, municípios e cidades que desejem soluções de transporte compatíveis com projetos de transição energética, sendo compatível com biometano, tornando-se, assim, num aliado da luta com o carbono, dado que, segundo a Iveco, representa uma redução até aos 95% na produção de gases de efeito estufa.

O VDL Futura FHD2 tem um motor DAF MX-11 de 370 cv e 1.900 Nm (versão de dois eixos), dispondo ainda de uma caixa de velocidades ZF Traxon desenhada para reduzir o consumo de combustível.

Com sistema Predictive Powertrain Control (PPC) ligado ao GPS, o veículo analisa o relevo (subidas e descidas) e trajeto a percorrer, adaptando a transmissão para melhorar a eficiência.

O modelo, 100 kg mais leve que a geração anterior, está disponível em seis comprimentos de carroçaria, com 10,6 m, 12,2 m, 12,9 m ou 13,5 m assentes em dois eixos.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of