Mariazinha Saize, uma jovem moçambicana de 25 anos, sonha abrir uma unidade de turismo ecológico e sustentável em Moçambique e está em Portugal, com o Grupo Pestana Hotel, para se inspirar nas melhores práticas a nível mundial.

Através de um programa avançado de liderança e empreendedorismo social, a Girl Move Academy atua em Moçambique com o objetivo de quebrar o ciclo de pobreza e de reduzidos níveis de escolaridade entre a população feminina.

As estratégias na área da sustentabilidade, a aposta na inovação e as relações com os stakeholders são os exemplos de sucesso que o Pestana Hotel Group (PHG) vai partilhar com Mariazinha Saize, no âmbito do programa “Change” da Girl Move Academy.

Licenciada em Ecoturismo e Gestão da Fauna Bravia, Mariazinha Saize pretende aplicar os conhecimentos adquiridos para abrir, no seu país, um hotel dedicado ao Ecoturismo que contribua para promover o desenvolvimento local-

“Portugal é um país que lidera o turismo mundial e, com esta formação no Pestana Hotel Group, vou ter oportunidade de conhecer o que de melhor se faz nesta área” – Mariazinha Saize

Seguindo um plano de formação personalizado, desenhado pelo Pestana Hotel Group com vista ao objetivo da aposta no Ecoturismo, Mariazinha Saize passa por vários departamentos do PHG para ficar a conhecer as ações em curso no âmbito da responsabilidade social, bem como as estratégias de inovação e sustentabilidade económica, social e ambiental do Grupo, como se faz a gestão dos vários stakeholders (parceiros, clientes, comunidades e outros), como funciona a operação de um hotel e ainda a área de marketing, e-commerce e desenvolvimento de projetos digitais. Mariazinha é apoiada por uma equipa de mentores que a acompanha ao longo do seu estágio.

Potencial por explorar

Moçambique apresenta um grande potencial para a prática do turismo, e em particular do Ecoturismo, uma vez que 26% do território nacional é ocupado por Áreas de Conservação. Contudo, a contribuição deste setor para o PIB moçambicano (5,6%) está muito longe das potências mundiais, como é o caso de Portugal, onde o turismo tem o peso de 13,7% no PIB.

O objetivo de Mariazinha Saize é promover o Ecoturismo para que este contribua “positivamente para o melhoramento das condições de vida das comunidades e para o crescimento da economia local, resultando na geração de emprego, criação de alternativas locais de subsistência, igualdade na distribuição de receitas, melhoramento das acessibilidades, construção de infraestruturas básicas como postos de saúde e escolas, e também, ajudar na manutenção e conservação da biodiversidade”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of