É na cidade do Porto que as mais diversas vertentes do “mundo dos elétricos” serão discutidas. A 25ª edição do EuroDoble tem data marcada entre os dias 20 e 23 de outubro.

No contexto deste fórum serão colocados em cima da mesa os seguintes tópicos: melhores práticas na manutenção, proteção e gestão de redes elétricas, centrais elétricas e instalações industriais na Europa.

Nuno Silva, Diretor de Tecnologia e Inovação pela Efacec, fará as honras de abertura desta edição do evento apresentando a seguinte matéria: “Responder aos desafios das Redes do Futuro”. É também este o ponto que servirá de mote para os vários dias deste colóquio europeu a ser apresentado no Porto.

“O panorama global das redes elétricas é marcado pela existência de desafios na sua operação e no planeamento pela integração de fontes de energia renovável intermitentes em larga escala, centralizadas ou descentralizadas. Este panorama também é caracterizado pela eletrificação da mobilidade de pessoas e bens”, defende o diretor da tecnologia e inovação. 

Do ponto de vista de Nuno Silva, “estes desafios abrem oportunidades para o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias para responder a estas novas realidades”. 

Quem são os parceiros deste evento?

Outros dos nomes de peso no painel de colaboradores deste programa são “Efacec” e “Doble Engineering Company”. Começando por expor o papel da Efacec na 25ª edição do “EuroDoble 2019”, podemos referir que esta empresa contribuirá com oradores. 

Américo Guerreiro é responsável pela Cibersegurança na Efacec e, neste evento, virá a público apresentar o seu estudo “Big Data” e cibersegurança (The Importance and challenges of implementing cybersecurity on a multi-nation, multibusiness, century old company).

O tema “Digital substation architectures today and future outlook”, integrado na sessão sobre proteção e controlo, terá assinatura de Rogério Paulo, Responsável da Divisão PAC da Efacec. 

A parceria desta empresa na 25ª edição do EuroDoble concretiza-se ainda na intervenção de Cipriano Lomba, Coordenador de Tecnologia e Inovação, que irá trazer para cima da mesa o seguinte ponto: smart cities, “The Key to decaborize the future”. 

O EuroDoble 2019 terminará com uma visita às instalações da Efacec, com especial foco na linha de produção de transformadores.

O impacto dos parceiros no mercado das energias

A Efacec e Doble Engineering Company, esta última líder no desenvolvimento de soluções de sensorização e digitalização, coassinam diversas soluções de gestão digital de ativos. 

Desde 2018 que estas duas empresas são parceiras e partilham o desenvolvimento de tecnologia que forneça, em tempo útil, dados sobre os transformadores. Desta forma consegue-se tomar decisões mais conscientes e rápidas. 

As ferramentas criadas por estas duas entidades possibilitam aos clientes conhecerem todas as etapas do ciclo de vida do equipamento. Além disso, é uma forma de enfraquecer a possibilidade de ocorrência de falhas e, consequentemente, rentabilizar os investimentos na gestão dos transformadores.

A Efacec e a Doble Engineering Company lançaram para o mercado um conjunto de pacotes de monitorização e diagnóstico de condição digital para satisfazer as necessidades de todos os clientes nos principais fatores de energia, nomeadamente: transmissão, distribuição, renováveis, indústria e geração. 

Graças a esta proposta são cruzadas informações relevantes, posteriormente sincronizadas com análise especializada e serviços de alta qualidade. 

As soluções apresentadas por estes dois parceiros da 25ª edição do EuroDoble têm como característica o facto de serem facilmente adaptáveis a transformadores de potência novos ou já existentes. 

Falta apenas frisar que a Efacec integra mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, América Latina, Ásia, Médio Oriente. Magrebe e África subsariana.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of