O Bridgestone World Solar Challenge (BWSC) é um evento de veículos solares que está a decorrer na Austrália até este domingo e que leva 32 equipas de estudantes do ensino secundário e universitário de mais de 30 países a percorrer 3000 km desde Darwin, no norte, a Adelaide, no sul, exclusivamente em protótipos à base de painéis fotovoltaicos.

As equipas participantes estão agrupadas em três classes (Challenger Class, para monolugares, Cruiser Class para veículos com dois ou mais lugares, e Adventure Class, uma classe extra-competição para carros solares que participaram em edições anteriores).

A Bridgestone, patrocinadora oficial do evento, fornece pneus a estes carros solares: pneus Ecopia com a tecnologia Ologic, concebidos especificamente para estes veículos.

Realizado bienalmente na Austrália, o BWSC é a principal corrida de carros solares do mundo

Estes pneus são mais estreitos e têm um diâmetro maior do que os pneus padrão, resultando numa forma que consegue alcançar maiores níveis de eficiência energética e de segurança. O diâmetro mais largo limita mudanças na forma do padrão de contacto para produzir menor resistência ao rolamento, o que melhora a eficiência energética. Além disso, a forma mais estreita reduz a resistência do ar durante a condução.

A Bridgestone refere que este World Solar Challenge visa contribuir para o desenvolvimento de carros solares, para o apoio de engenheiros jovens e para ajudar o ambiente enquanto utilizam a luz solar como fonte de energia.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of