O Smart Open Lisboa (SOL), programa “open innovation” de aceleração internacional de startups, promovido pela Beta-i, vai abrir as candidaturas a 28 de outubro para a receção de propostas inovadoras no âmbito da mobilidade.

O intuito é que essas soluções possam ser integradas na capital portuguesa, contribuindo para uma Lisboa mais inteligente e eficiente

O período de candidaturas decorre até 15 de dezembro 2019.

A edição deste ano do SOL é dedicada à mobilidade e conta com a curadoria da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Este programa começou em 2015, estando orientado para a resolução dos problemas dos utentes e cidadãos de Lisboa. A edição do SOL Mobility de 2018 contou com 130 candidaturas de startups de 23 países diferentes.

Miguel Gaspar, vereador da autarquia lisboeta, entende que o SOL responde a dois dos grandes desafios de Lisboa, o da mobilidade e o da descarbonização: “É por via da melhoria das condições de mobilidade, do lançamento de novos produtos, novos processos, que conseguiremos contribuir para a um melhor ambiente a nível global, e as cidades têm de estar na linha da frente desta transformação”, afirma o autarca.

Este programa orientado para “Open Innovation”, pretende ligar parceiros institucionais e grandes empresas a startups, para, em conjunto, responderem a desafios, de diferentes áreas e relacionados com as smart cities.

Juntando entidades como a Axians, NOS, Sharing Cities, TOMI e Turismo de Portugal, este projeto tem ainda como parceiros associados empresas como a Beta-i, ANA Aeroportos, Brisa, Carris, CP, Daimler, EMEL e a Siemens.

“O SOL Mobility também dá corpo à estratégia de Lisboa de afirmação como um grande hub de inovação, de concentração de emprego altamente qualificado, de atração de talento e de criatividade, que em Lisboa encontra espaço para florescer. O programa SOL dá espaço aos novos empreendedores e oferece a plataforma da cidade de Lisboa como um laboratório vivo para que empreendedores de todo o mundo possam florescer respondendo aos desafios de Lisboa”, acrescenta Miguel Gaspar.

O programa da edição do SOL Mobility de 2019 tem as seguintes fases:

  • Lançamento: 11 outubro 2019
  • Candidaturas Abertas: 28 outubro a 15 dezembro 2019
  • Online Pitch Day: 9 janeiro 2020
  • Bootcamp: 3 a 7 fevereiro 2020
  • Experimentação: 8 fevereiro a 13 maio 2020
  • Demo Day: 14 maio 2020

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of