Depois da experiência que foi o C30 Electric, eis que a Volvo entra no campeonato dos BEV, isto é, dos veículos 100% elétricos. O intérprete é o SUV compacto XC40 que contou com uma apresentação a partir de Los Angeles que foi transmitida mundialmente, por webstreaming.
Para assinalar este marco muito importante para o fabricante sueco, a Volvo Car Portugal organizou, em solo nacional, um evento para a imprensa em que, além da retransmitir o “live” de Los Angeles, permitiu que os jornalistas pudessem esclarecer algumas dúvidas.
O XC40 Recharge, assim se chama a variante elétrica do XC40, é o primeiro Volvo EV de produção em série que começará a ser fabricado em meados de 2020, tendo como base a plataforma CMA – Compact Modular Architecture, que foi desenhada tendo em mente a eletrificação, onde as baterias são integradas no solo do automóvel sem afetar o espaço interior.
Recharge será o nome que a marca atribuirá a todos os Volvo que sejam carregáveis, neles se incluindo os 100% elétricos ou plug-in hybrid.
Os primeiros mercados irão receber, faseadamente, o veículo durante a segunda metade do próximo ano. A Portugal este XC40 Recharge está previsto ser comercializado em 2021. Preços, não há, por enquanto.
Relativamente às informações de índole mais técnica respeitantes ao modelo, sabe-se que o pack de baterias terá 78 kWh, com a marca a anunciar um alcance em modo elétrico de mais de 400 km, no ciclo de testes WLTP.
O modelo tem tração às quatro rodas, garantida por dois motores elétricos, um por eixo, com a soma da potência a ser de 304 kW, ou seja, 408 cv. O binário é de 660 Nm.
A aceleração dos 0-100 km/h é cumprida em 4,9 segundos. A velocidade máxima é de 180 km/h.
O XC40 Recharged é assim o mais potente dos XC40, dado que a variante mais musculada do modelo presente no mercado nacional é a híbrida plug-in T5 Twin Engine com 262 cv de potência (em modo POWER) e tração dianteira.
O XC40 elétrico admite carga rápida de 150 kW, o que permite que um carregamento até 80% seja realizado em 40 minutos, de acordo com o construtor.
Design adaptado à propulsão elétrica
Esteticamente, face ao XC40 com motores de combustão, este Recharge é identificável por exibir uma grelha frontal tapada, à semelhança do que sucede noutros elétricos, na medida em que a inexistência de um motor a gasolina ou a gasóleo torna dispensável uma eventual necessidade de arrefecimento do propulsor. O pilar C tem ainda a palavra “Recharge”.
Esta nova grelha permite o armazenamento dos sensores do novo Sistema ADAS – Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui software desenvolvido pela Zenuity, uma joint venture detida pela Volvo Cars e pela Veoneer.
O XC40 Recharge é, de resto, o primeiro modelo da marca equipado com esta nova plataforma ADAS, a qual um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos.
Devido à sua estrutura, poderá receber desenvolvimento adicional que servirá de base para a introdução da tecnologia de condução autónoma.
A inexistência do motor de combustão à frente permite igualmente que sob o capot, exista uma nova zona de arrumação, com cerca de 30 litros de capacidade, ideal para os cabos de carregamento.
Por dentro, o XC40 Recharge tem o habitáculo característico do fabricante, com a novidade de adotar um novo sistema de infotainment baseado em Android Automotive OS (Powered by Android), mais personalizável.
Mediante uma colaboração firmada com a Google, os clientes contam com suporte para ferramentas como o Google Assistant, o Google Maps e a Google Play Store.
O Google Assistant irá permitir aos clientes executar várias funções através do controlo por voz – regulação da temperatura, definição de um destino, selecionar uma música favorita e podcasts em apps como o Spotify, e até envio de mensagens. Este tipo de integração contribui para uma redução da distração do condutor, ajudando a manter as mãos no volante e os olhos na estrada. O Google Maps irá fornecer atualizações de mapas e informações de trânsito em tempo real de forma a sugerir trajetos alternativos e estações de carregamento energético mais próximas.
Atualizações remotas
Outro dado interessante é que o software do SUV será continuamente atualizado, de modo remoto e anualmente pelo construtor. Deste modo, sempre que surgirem upgrades de software ou novas funcionalidades, os clientes irão beneficar dessa atualização sem que tenham necessidade de levar a viatura a uma oficina ou representante da marca.
O XC40 Recharge será, aliás, o primeiro modelo da Volvo que irá receber software e atualização aérea do seu sistema operativo.
Henrik Green, chefe do departamento tecnológico da Volvo, acrescenta que esta mais-valia possibilita, numa perspetiva de compromisso com o Planeta, que o veículo fique mais tempo atualizado, “o que também é bom para o ambiente. Este novo modelo irá continuar a evoluir e a melhorar ao longo do tempo com a aprendizagem que irá ser feita”.
Oito cores exteriores
Este elétrico Volvo irá apresentar-se nos stands em oito cores exteriores onde se inclui a nova opção “Sage Green metallic”. O teto preto é de série. Estão disponíveis duas novas opções de jantes de 19” e de 20”.
Henrik Green sublinha que “estamos finalmente a conseguir proporcionar no automóvel, o mesmo tipo de experiência que se consegue obter num smartphone, num contexto de segurança na estrada. Ao introduzirmos este tipo de atualizações, desde a manutenção a novas configurações, o automóvel conseguirá estar tão atualizado como outros produtos digitais” – Henrik Green.
Plástico reciclado no interior e segurança por dentro
O XC40 Recharge foi concebido para reduzir o impacto ambiental, incluindo a utilização de materiais sustentáveis. O revestimento do piso interior, por exemplo, consiste inteiramente de plástico reciclado.
Apesar dos desafios que se apresentam – derivados da ausência de um motor de combustão interno tradicional -, a Volvo destaca que este é “um dos modelos mais seguros” do emblema nórdico.
“O XC40 Recharge será um dos automóveis mais seguros que já construímos” – Malin Ekholm, chefe de segurança da Volvo Cars.
Nessa medida, os engenheiros de segurança da Volvo tiveram de redesenhar e reforçar a estrutura frontal para se confrontarem com a ausência de um motor e manter os níveis tradicionais de segurança Volvo.
Também na retaguarda a estrutura do automóvel foi reforçada.
Para ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a marca desenvolveu uma nova estrutura. A bateria é protegida por uma safety cage de alumínio que foi imbuída na estrutura do automóvel.
A localização da bateria no piso da viatura permite baixar o centro de gravidade do XC40 Recharge, o que lhe aumenta a estabilidade em movimento.
A motorização elétrica foi integrada na estrutura para obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora da cabine.