A Toyota anunciou que irá fornecer até 20 veículos e-Palette na versão “Tóquio 2020”, especialmente projetados para apoiar a mobilidade dos atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. O veículo irá fornecer mobilidade autónoma “em loop” ao circular nas aldeias olímpicas e paralímpicas, oferecendo mobilidade a atletas e funcionários dos jogos. O veículo autónomo, 100% elétrico, foi adaptado especificamente para ser usado durante as Olímpiadas, com base, em parte, no feedback dos atletas sobre suas necessidades de mobilidade.

“Os atletas olímpicos e paralímpicos trabalham incansavelmente para alcançar o impossível, e queríamos fornecer-lhes um veículo projetado e afinado especificamente para atender às suas necessidades de mobilidade durante Tóquio 2020”, disse Takahiro Muta, responsável pelo desenvolvimento da versão do e-Palette para Tóquio 2020.

“Durante todo o processo de desenvolvimento, os atletas olímpicos, especialmente os atletas paralímpicos, ajudaram-nos a entender melhor como poderíamos adaptar e atualizar o e-Palette para atender melhor à necessidade de uma mobilidade simples, conveniente e confortável. Estamos orgulhosos por poder trabalhar com eles num veículo que, não só, irá oferecer mobilidade para os atletas pela aldeia Olímpica e Paralímpica, mas também, oferecer novas oportunidades para interagir entre eles, partilhar novas experiências e ser transportados de forma emocional”, refere Takahiro Muta, líder de desenvolvimento da versão exclusiva do e-Palette para Tóquio 2020.

Mobilidade como um serviço

Anunciado pela primeira vez em 2018, o e-Palette é o primeiro veículo da Toyota desenvolvido especificamente para aplicações de mobilidade autónoma como um serviço (“Autono-MaaS”).

O fabricante nipónico assume que esta vistura reflete a sua transição “contínua para uma empresa de mobilidade e combina eletrificação, redes conectadas e tecnologias avançadas de condução para dar apoio a novos negócios e modelos de negócios de mobilidade partilhada”.

A variante Tóquio 2020, foi adaptada para atender às necessidades exclusivas da aldeia Olímpica e Paralímpica, com grandes portas e rampas elétricas para permitir que grupos de atletas, incluindo atletas paralímpicos, entrem com rapidez e facilidade.

Nível de autonomia 4

O veículo será controlado por um sistema de condução autónoma capaz de operar até 20 km/h no nível SAE 4, apoiado por um operador de segurança a bordo.

A versão Tóquio 2020 do e-Palette será revelada e exibida no espaço Toyota durante o 46º Salão de Tóquio 2019, de 23 de outubro a 4 de novembro.

 

O desenvolvimento do e-Palette para apoiar a mobilidade de atletas e funcionários é um elemento essencial do programa da Toyota para fornecer soluções avançadas de mobilidade para Tóquio 2020, de que aqui já havíamos dado conta.

A Toyota planeia ainda alavancar o conhecimento adquirido com a utilização do e-Palette em Tóquio 2020 para continuar a desenvolver o veículo para apoiar futuras aplicações de Mobilidade como um Serviço (MaaS – Mobility as a Service).

Principais especificações do e-Palette:

Comprimento
Largura
Altura
Distância Entre-eixos
5255 mm
2065 mm
2760 mm
4000 mm
Nº de passageiros Até 20 pessoas*
(incluindo um operador)
*Para cadeiras de rodas: Até 4 cadeiras de rodas + 7 passageiros em pé
Autonomia elétrica Aprox. 150 km
Velocidade 19 km/h

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of