Simplificar e facilitar a vida dos cidadãos deve ser o foco de qualquer cidade e os seus dias podem “ter mais tempo”, quanto menos burocracia e papel forem somados à equação de qualquer operação que realizem.

O acto de pagar produtos / serviços é o que mais vezes praticamos nas nossas vidas, pelo que se forem encontradas formas rápidas e seguras de o fazermos, estas podem e devem ser partilhadas.

Tendo por base este princípio de colaboração, é possível reduzir o investimento financeiro e produtivo das entidades envolvidas em qualquer processo de implementação de soluções inteligentes nas nossas cidades.

É verdade que a cultura de cada nação influencia muito do sucesso destas medidas inovadoras mas o ser humano tem vindo a evoluir com a tecnologia e a confiar na sua eficiência. smartphone como método de pagamento foi introduzido com sucesso em vários países europeus, apresentando um crescimento significativo de utilizadores.

A Associação Europeia de Sistemas de Pagamento Móvel (European Mobile Payment Systems Association – EMPSA) é uma iniciativa chave que irá permitir construir uma estrutura competitiva no desenvolvimento deste tipo de pagamentos inteligentes.

Constituída por sete dos principais fornecedores destes sistemas de pagamento móvel – Bancontact Payconiq (Bélgica), Bluecode (Alemanha e Áustria), MobilePay (Dinamarca e Finlândia), SIBS / MB WAY (Portugal), Swish (Suécia), TWINT (Suíça) e VIPPS (Noruega) –  esta associação combina 25 milhões de utilizadores.

Um estudo recente da Audience Project sobre a utilização de aplicações (apps) e redes sociais, ilustra a influencia destes sistemas de pagamento na vida das pessoas, sendo a MobilePay considerada indispensável pelos dinamarqueses, ultrapassando pela primeira vez em 2019 a utilização da app do Facebook (como ilustra o estudo na página 22).

A simplicidade de uso desta aplicação é de tal forma exemplar que o acto de enviar ou receber dinheiro tem o respetivo som registado.
Ao deslizar o dedo, está a confirmar e basta ouvir “pling pling pling” para saber que a operação está concluída.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of