Greve Climática Global também está a mobilizar Portugal

0
411

Perante o cenário de emergência climática que já afeta milhões de pessoas em todo mundo, cada vez mais pessoas estão a mobilizar-se à escala global para exigir uma maior ambição por parte dos decisores políticos de forma a manter o nível do aquecimento planetário preferencialmente abaixo dos 1,5ºC, tal como previsto no Acordo de Paris.

Na sequência do movimento iniciado pela jovem ativista sueca Greta Thunberg, esta sexta-feira, maioritariamente às 17h, a “Greve Climática Global” vai passar também por diversos locais do país, entre os quais estes:

Lista das cidades, local e horário
Cidade Local Hora
Aveiro Escola Homem Cristo – Câmara Municipal 17H
Braga Praça da República 17H
Castro Verde Escola Secundária 17H
Chaves Largo General Silveira – Câmara Municipal 17H
Coimbra Largo D. Dinis – Câmara Municipal 17H
Évora Praça do Giraldo – Câmara Municipal 17H
Faro Rotunda do Hospital – Jardim Manuel Bivar 17H
Guarda Praça da Sé – Câmara Municipal 10H30
Guimarães Câmara Municipal – Plataforma das Artes 17H
Lagos Mercado de Santo Amaro 17H
Leiria Estádio Dr. Magalhães Pessoa – Câmara Municipal 9H
Lisboa Cais do Sodré – Rossio 15H
Lousada Escola Secundária – Av. Senhor dos Aflitos 10H30
Moimenta da Beira Câmara Municipal 17H
Penafiel Santuário do Sameiro 10H30
Pombal Jardim do Cardal 17H
Ponta Delgada Portas da Cidade 17H
Portalegre Rossio 16H
Portimão Aqua Portimão 17H
Porto Pç. República – Aliados 17H
Serpa Escola Secundária de Serpa 10H30
Setúbal Largo Zeca Afonso – Câmara Municipal 17H
Sines Jardim das Descobertas 17H
Tavira Escola Secundária 17H
Viana do Castelo Câmara Municipal 17H
Vila Pouca de Aguiar E. Secundária – Câmara Municipal 10H30
Vila Real Câmara Municipal 17H
Viseu Rossio 17H

Esta mega manifestação contará igualmente com a adesão de escolas de norte a sul, tanto de alunos como, nalguns casos, de professores, investigadores e sindicatos.

Vários movimentos de ambientalistas irão, igualmente, marcar presença.

Este coro de protesto foi convocado para o período da tarde para poder juntar um maior número de pessoas.

“Oração pela Criação”, no Rato

Neste dia de greve estudantil pelo clima, alguns grupos de jovens cristãos estão também a mobilizar-se para rezar em grupo pela mudança de atitudes e para que na agenda pessoal passe a constar de modo mais evidente o tema do ambiente.

Um dos eventos previstos decorre na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (ao Largo do Rato), em Lisboa. As irmãs Escravas do Sagrado Coração de Jesus e o grupo “Geração Laudato Si'” organizam uma “Oração pela Criação”, às 19h, inspiradas na Encíclina do Papa Francisco, “Laudato Si'”.

Manifesto pelo clima

“No dia 27 de Setembro paramos para avançar. Paramos porque o nosso futuro, de todas as gerações hoje vivas – pais, filhas, netas e avós – está a ser-nos roubado à frente dos nossos olhos. Paramos porque somos as últimas gerações que podem resolver este problema, e portanto somos aquelas que têm o dever de fazê-lo, de garantir a quem nasce hoje que terá, no mínimo, as mesmas condições que nós tivemos para viver e de prosperar. Paramos porque não é possível continuar a fingir que será com pequenos remendos e com ambições moderadas que avançamos, mas sim com acções concretas e mudanças profundas, construídas socialmente para responder a um problema sem paralelos. Paramos pela vida. Paramos pelas nossas vidas. Paramos porque a economia do petróleo, do gás e do carvão tem de parar e porque temos mesmo de ganhar. Paramos porque não há mais tempo a perder”, refere a versão do manifesto do movimento do grupo de jovens estudantes portugueses que está empenhado em transpor para Portugal a vaga estudantil internacional #SchoolStrike4Climate e #FridaysForFuture.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of