A propósito do dia mundial do sonho que hoje se comemora, alguém disse uma vez que “o futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”.

Acreditamos que uma cidade não é avaliada pelas suas infraestruturas mas pela altura da sua visão para responder às necessidades de todos os cidadãos, sem deixar ninguém para trás.

O Smart City Expo World Congress (SCEWC) começou em 2011 com o objetivo de questionar se as iniciativas inteligentes poderiam fazer as cidades sustentáveis florescerem porque as pegadas ambientais eram já bastante alarmantes.

Os dados falam por si. Por um lado, temos apenas uma dúzia de anos para limitar os riscos de calor extremo, seca, inundações e pobreza e, por outro, sabemos que cerca de dois terços da população global estará a viver em áreas urbanas até 2050.

Um longo caminho tem sido percorrido nestes oito anos e a oportunidade das cidades inteligentes tornou-se realidade. As partes interessadas estão a passar de pequenos projetos de prova de conceito para uma implementação inteligente em grande escala.

O futuro já não está longe, o futuro é agora.
No entanto, é preciso continuar a explorar novos caminhos, reinventar lugares e cenários, desenhar novas cartografias de imaginação pois ainda temos a oportunidade de fazer   acontecer, da forma que é necessário.

Este ano no SCEWC, pretende-se viver o sonho de uma revolução urbana inteligente, pois ainda precisamos de cidades verdes e habitáveis ​​que reflitam um bom senso e  responsabilidade para as gerações futuras; cidades nas quais o transporte público coexiste com novas opções de mobilidade; cidades que tratam de questões de segurança e privacidade; cidades inclusivas onde a colaboração se torna um foco central para construir um futuro melhor; cidades que olham além e estão preparadas para as mudanças esperadas e inesperadas.

Para fazer as coisas acontecerem, precisamos de cidadãos que sonhem com um amanhã melhor, em conjunto com os setores público e privado, a sociedade civil e diversas organizações. Estamos todos envolvidos.

Tal como na edição anterior, este ano voltaremos a ter um elemento da equipa do WATTS ON no local para reportar os temas que consideramos mais emergentes.

Aqui encontra mais informações sobre este Congresso Mundial, a ter lugar entre os dias 19 e 21 de Novembro, em Barcelona.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of