Mirai já fez 2 milhões de quilómetros na Alemanha a dar “boleias”

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A startup alemã de mobilidade partilhada CleverShuttle tem vindo a utilizar um Toyota Mirai, modelo movido a hidrogénio, e em 24 meses já percorreu mais de 2,2 milhões de quilómetros livres de emissões no transporte de 567.000 passageiros.

Ao todo a frota é composta por 45 Toyota Mirai a pilha de combustível.

Embora tivesse demorado 15 meses a atingir o primeiro milhão de quilómetros, a CleverShuttle alcançou o segundo milhão de quilómetros, em pouco menos de dez meses.

A CleverShuttle, nasceu em setembro de 2017, sendo utilizada principalmente por pessoas interessadas em tecnologia e com preocupações ambientais que desejam uma mobilidade neutra em CO2. As viagens podem ser reservadas através de uma aplicação móvel. O serviço de mobilidade garante preços baixos, até 40% abaixo dos táxis convencionais.

A cooperação entre a Toyota e a CleverShuttle começou em setembro de 2017, inicialmente com 20 Toyota Mirai a pilha de combustível em Hamburgo.
O abastecimento dos veículos é feito nas estações de reabastecimento da H2 Mobility, a joint venture criada para expandir a infraestrutura alemã de hidrogénio.

Graças à elevada versatilidade e fiabilidade diárias do primeiro sedan a pilha de combustível do mundo, a CleverShuttle aumentou a frota Toyota Mirai para as atuais 45 unidades que agora estão a ser usadas em três cidades: Hamburgo, Munique e Estugarda.

Desde 2014 a emitir vapor de água

O Toyota Mirai foi lançado em 2014 e começou a ser comercializado na Alemanha em 2015. O modelo pode ser encomendado por clientes particulares e por empresas.

O Mirai tem 4,89 metros e transporta quatro pessoas.

O modelo utiliza apenas hidrogénio como combustível, que é convertido em energia elétrica pela pilha de combustível (Fuel Cell) que aciona o motor elétrico de 113 kW/154 cv, não emitindo outras emissões que não seja vapor de água. Sendo abastecido em apenas três minutos, o Toyota Mirai tem uma autonomia de até 500 km.

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O título parece sugerir que um Mirai fez 2 milhões de kms, mas trata-se do total da frota. ~49.000 km por carro em média.
Um dos maiores problemas das células de combustível é que tal como as baterias, se degradam com o tempo, ficando já abaixo dos 90% de capacidade de geração de energia a partir das 2.000 a 3.000 horas de funcionamento (aprox. 100.000km).

https://www.nrel.gov/docs/fy19osti/73011.pdf