São várias as vantagens associadas aos painéis solares, nomeadamente: poupança na fatura da energia e menor impacto ambiental. Mas a verdade é que este ainda é um serviço que não está acessível a todas as pessoas por ser demasiado dispendioso. 

Atenta a esta lacuna no mercado, a Tesla está a apostar numa nova vertente dentro deste ramo: vai permitir o aluguer de painéis solares aos interessados. O projeto deverá, para já, abranger os estados americanos do Arizona, Califórnia, New Jersey, Massachusetts, Connecticut e New México. Seja qual for o plano de aluguer que escolha, não serão cobradas taxas de instalação nem exigido um período de fidelização. 

No entanto, há algumas regras que quem pretender alugar estes materiais deve conhecer e respeitar. Por exemplo: os benefícios fiscais conseguidos através da instalação dos painéis solares na sua casa passam automaticamente a ser usufruídos pela Tesla. No caso do estado do Arizona, estes benefícios podem variar entre os 3630 e 9075 euros.

Apesar de não haver nenhum período de fidelização estabelecido é importante ter em conta que a desinstalação dos painéis solares tem um custo associado a rondar os 1360 euros. É também esse o valor cobrado se desejar trocar o seu painel por um de menores dimensões. Outro dos trunfos da empresa que presta esse serviço é que a mesma usufrui do direito de aumentar os preços do aluguer quando assim o desejar. 

Quanto é necessário investir? 

Os custos do arrendamento dos painéis solares são influenciados pela capacidade e tamanho dos mesmos. O mais pequeno tem capacidade correspondente a 3,8 kW com um custo mensal de 45 euros. A seguir está disponível um dispositivo que produz cerca de 7,6 kW e que implica o pagamento de uma mensalidade no valor de 90 euros. O painel com maiores dimensões, cuja capacidade é de 11,4 kW, custar-lhe-á 136 euros por mês.

Terminamos com uma análise comparativa do valor do aluguer de painéis solares face ao valor de venda do mesmo equipamento. Ainda que estes valores possam sofrer alterações entre os diversos estados da américa, o preço do painel mais pequeno pode chegar aos 7230 euros. Os interessados nos painéis maiores, terão que estar predispostos a investir 19880 euros. Desta forma podemos concluir que o preço de venda destes equipamentos equivale ao valor que vai pagar ao fim de 12 ou 13 anos de aluguer.

Nota da redação: os valores em euros apresentados neste artigo foram convertidos dos apresentados em dólares pela Tesla.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of