Caminho da Inovação 2019 – Expo & Networking é já no próximo dia 26 de setembro, na Fábrica de Água de Alcântara (direcções via google maps).

Este é um evento promovido pelas Águas do Tejo Atlântico (do Grupo Águas de Portugal), dedicado à inovação no setor que pretende debater o futuro da água, partilhar conhecimento e apresentar case-studies inovadores.

A Economia Circular e a Indústria 4.0 serão os temas centrais deste evento aberto às comunidades empreendedoras municipais, empresariais e cientificas.

Na APP específica criada para este evento, encontra a agenda pormenorizada e respetivos oradores.

Esta poderá ser uma ótima razão para visitar a Fábrica de Água de Alcântara que recebe e trata as águas residuais produzidas por cerca de 750 mil habitantes dos municípios de Amadora, Lisboa e Oeiras, sendo uma das maiores instalações de tratamento de águas residuais da Águas do Tejo Atlântico e do País.

Até chegarem à Fábrica, essas águas residuais percorrem uma complexa rede de drenagem no subsolo. Após tratamento, as águas residuais são devolvidas ao meio hídrico em condições ambientalmente seguras, garantindo a melhoria da qualidade da água da frente ribeirinha de Lisboa e do Estuário do Tejo.

Uma parte do caudal tratado é ainda reciclado de forma a poder ser reutilizado na lavagem de ruas e veículos e também na rega de espaços verdes, incluindo os cerca de três hectares de jardim que cobrem a própria Fábrica de Água de Alcântara.

Esta é uma das maiores estações de tratamento de águas residuais (ETAR) do País, que se distingue também pelo seu telhado verde, exemplo de integração paisagística recentemente distinguido com o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of