A Efacec foi escolhida pela Águas do Norte para a instalação de comportas no descarregador de cheias da barragem de Pretarouca, em Lamego. A intervenção da Efacec irá alargar a capacidade da barragem em 30%, permitindo criar uma reserva para apoio dos municípios na região em caso de seca prolongada.

A barragem de Pretarouca localiza-se no rio Balsemão, entre as povoações de Pretarouca e de Dornas.

Esta intervenção aumenta a infraestrutura dos atuais 3,2 milhões de metros cúbicos para 4,2 milhões de metros cúbicos, com base num princípio de sustentabilidade, aumentando a capacidade em captações superficiais em detrimento de soluções por captações subterrâneas.

A Efacec realiza trabalhos em projetos hídricos desde os anos 50 em países como Tunísia e Islândia. Em Portugal, entre 2011 e 2015, a empresa portuguesa participou nas obras das centrais hidroelétricas da Ermida e de Ribeiradio, em Sever de Vouga, em regime “chave na mão” no fornecimento e montagem de equipamentos elétricos e mecânicos, desde transformadores e subestações elétricas a comportas e pontes rolantes.

Contrato assinado

O contrato foi assinado no final de julho com a Águas do Norte, a entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte do país, e tem a duração de seis meses.

O que engloba a obra

A obra engloba trabalhos ao nível de mecânica, construção civil e equipamentos elétricos, prevendo a instalação de comportas de charneira do tipo “Obermeyer”, cujo funcionamento é realizado através da insuflação/desinsuflação de almofadas de borracha, colocadas sob as comportas com recurso ao uso de ar comprimido.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of