Depois de ter concebido um mapa em que correlacionava a aceitação por parte do mercado de veículos plug-in (elétricos e híbridos recarregáveis a uma tomada elétrica) e o PIB per capita para os 28 Estados membros da UE, acrescidos da Noruega e da Suíça, a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) elaborou um novo mapa interativo para todos os 28 Estados membros da UE, em que relaciona a aceitação pelo mercado de veículos de ligar à corrente (BEV e híbridos plug-in) e a disponibilidade da infraestrutura de carregamento existente.

De acordo com a ACEA, atualmente, dos 144 mil pontos de carregamento disponíveis na União Europeia, mais de 26% estão localizados nos Países Baixos (37.037), com outros 19% na Alemanha (27.459), 17% na França (24.850) e 13% no Reino Unido (19,076).
Em conjunto, estes quatro países representam 76% de todos os pontos de carregamento de elétricos na UE.

Em contrapartida, os mesmos quatro países cobrem apenas 27% da superfície total da UE.

No outro extremo, um país com um vasto território como a Roménia – cerca de seis vezes maior que a Holanda – conta apenas com 125 pontos de carregamento, ou seja, 0,1% do total da UE.

Portugal, que surge neste ranking com uma aceitação em termos de veículos elétricos e PHEV de 3,4%, possui 1596 postos de carregamento, segundo a compilação da ACEA.

Para ver a interação do mapa da ACEA, clique onde se lê “ECV charging infrastructure” (infraestrutura de carregamento de veículos eletrificados) e “ECV market share” (quota de mercado de veículos eletrificados). Depois leve o cursor até cada nação para ver os valores.

 Fonte: ACEA

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