O Porsche Taycan será o primeiro automóvel desportivo totalmente elétrico da marca e será oficialmente revelado em setembro. O construtor avança com as primeiras imagens do interior do veículo.

“O interior do Taycan combina elementos de design típicos da marca com um novo tipo de experiência de utilização e impressiona com a sua elegância simples”, refere Ivo van Hulten, diretor para o design e estilo interior na Porsche AG que explica que, neste projeto elétrico, as caraterísticas clássicas de design foram reinterpretadas e trazidas para a era digital.

Habitáculo com construção nova

De acordo com o fabricante, o tablier de linhas sóbrias do 911 original foi a inspiração. O objetivo foi trazê-lo para os dias de hoje. “O habitáculo assinala o início de uma nova era com a sua estrutura sóbria e uma construção completamente nova. É claramente focado no condutor”, aponta a Porsche.

O painel de instrumentos tem um design sóbrio, minimalista e moderno, com a preocupação de que o manuseamento dos comandos seja rápido e livre de distrações. O painel de instrumentos flutuante de design curvo forma o ponto mais elevado do tablier.

Painel de instrumentos: ecrã curvo de 16,8”

O painel de instrumentos consiste num ecrã curvo de 16,8” com a imagem circular típica da Porsche. A pala foi eliminada, o que garante uma aparência ligeira e moderna ao estilo dos smartphones e tablets de alta qualidade. O vidro e o filtro polarizador de vapor-depositado oferecem propriedades antirreflexo.

Quatro modos de visualização

O condutor pode optar entre quatro modos de visualização para o painel de instrumentos:
Clássico (medidor de potência) evoca os instrumentos circulares típicos da Porsche. Apresenta a informação de forma clara, proporcionando uma leitura rápida. Um medidor de potência substitui o conta-rotações ao centro.
Mapa substitui o medidor de potência ao centro pelo mapa.
Mapa Total omite os instrumentos circulares em favor do mapa de navegação disposto por todo o ecrã.
Puro apresenta apenas as informações essenciais para a condução como a velocidade, sinais de tráfego e navegação, utilizando apenas uma seta minimalista.

Há também pequenos controlos táteis nos cantos do ecrã para a operação das funções de iluminação e chassis. “O painel de instrumentos é, portanto, mais largo do que o volante e reminiscente do icónico 911 original”, diz a marca.

Dois modelos de volante à escolha

O volante tem uma aparência mais ligeira, com dois modelos à escolha. Além da versão básica, que pode ser personalizada com aplicações coloridas como parte de um pacote, a Porsche oferece também um volante desportivo GT como opção (com um design distinto com as cabeças dos parafusos à vista e apresenta o típico seletor de modos da Porsche, o qual pode ser utilizado para selecionar os diversos modos de condução).

“Menos é mais aplica-se aqui [ao interior] também” – Ivo van Hulten, diretor para o design e estilo interior na Porsche AG.

As secções superiores e inferiores do tablier prolongam-se pela largura total do veículo em forma de asa.

Ecrã central de 10,9” para infotainment

O ecrã central de 10,9” para o sistema de infoentretenimento e o opcional ecrã para o passageiro são combinados para formar uma faixa integrada em vidro com a imagem de um painel em preto.

Todas as interfaces de utilizador foram completamente redesenhadas para o Taycan. O tradicional número de controlos físicos, como botões e interruptores, foi reduzido. Por outro lado, o controlo é inteligente e intuitivo – via operação tátil ou função de controlo por voz que responde ao comando “Hey Porsche”.

A apresentação mundial
do Taycan é em setembro.

Todas as configurações de veículo do Taycan, como o Porsche Active Stability Management (PASM), podem ser facilmente definidas no ecrã central por acesso direto. O condutor pode aceder rapidamente a todas as apps através de uma página inicial personalizável. As apps incluem navegação, telefone, multimédia, conforto e Porsche Connect. Com o controlo por voz otimizado, os condutores podem aceder às funções requeridas mais rapidamente. Pela primeira vez, os passageiros dianteiros terão a opção do seu próprio ecrã, permitindo-lhes alterar definições com facilidade sem distrair o condutor.

Consola central com painel de 8,4”

A consola central elevada intensifica a sensação de uma posição de condução baixa, ao estilo de um Porsche. Apresenta um painel tátil de 8,4” com resposta táctil, permitindo alterar as definições do ar condicionado e com reconhecimento de escrita integrado para inserir destinos na navegação.

À semelhança do Porsche 918, o Taycan tem um compacto seletor no painel de instrumentos, ao invés da clássica alavanca de transmissão.

Fluxo de ar controlado digitalmente

As tradicionais e mecanicamente operadas lamelas das saídas de ar pertencem ao passado, já que o fluxo de ar é agora controlado digitalmente e automaticamente (“Virtual Airflow Control”). Ao clicar no menu Climate, é possível selecionar entre “Focado” para um mais rápido e direcionado arrefecimento e “Difuso” para um ar condicionado sem correntes de ar. Com a climatização automática de quatro zonas (“Advanced Climate Control”), um painel de controlo táctil com 5,9” permite operar o sistema a partir dos bancos traseiros.

Pele à base de folhas de oliveira

O design de materiais e cores do Taycan permite equipamentos individualizados, do tradicional ao sustentável e moderno. Há também a opção por pele clássica, assim como pela mais ecológica e escurecida pele Club “OLEA”, a qual usa folhas de oliveira no processo de escurecimento.

A cobertura do piso utiliza fibra reciclada “Econyl”, a qual é feita a partir de redes de pesca recicladas, entre outras coisas.

O Taycan está disponível com uma gama alargada de configurações interiores e exteriores. As cores interiores Bege Black-Lime, Amora Preta, Bege Atacama e Castanho Meranti estão exclusivamente disponíveis para o Taycan. O opcional pacote interior de detalhes oferece aos clientes uma escolha de esquemas especiais de cores de contraste em preto mate, prata escurecida ou neodímio, um elegante tom champanhe. As portas e as consolas centrais podem ter acabamentos em madeira, carbono mate, alumínio ou tecido.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of