A Opel deu a conhecer um modelo elétrico a bateria para provas de rali. Trata-se de um automóvel baseado no Corsa-e, que já está disponível para encomenda e tem estreia marcada para o Salão de Frankfurt (12 a 22 de setembro).

“Tomando o modelo de produção como base, somos o primeiro fabricante a desenvolver um carro de ralis elétrico», afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller, na apresentação do novo automóvel, em vésperas do Rali da Alemanha.

Com o Corsa-e Rally, a Opel e o ADAC (o automóvel clube alemão), vão colocar na estrada, em 2020, o ADAC Opel e-Rally Cup, aquela que é a primeira competição de marca para automóveis elétricos.

A mesma potência do carro de produção

Em 2020, o novo Corsa-e substitui o Adam nas provas do Campeonato Europeu de Ralis na classe R2, nos anos de 2015 a 2018.

O novo automóvel elétrico de competição debita 136 cv de potência, a mesma potência do veículo de produção, e 260 Nm de binário.

O preço de venda estabelecido pela Opel Motorsport para o Corsa-e Rally situar-se-á “bastante abaixo de 50.000 euros”, refere a marca.

O Presidente do ADAC Sport, Hermann Tomczyk, destaca o facto do ADAC Opel e-Rally Cup ir “trazer pela primeira vez a motorização elétrica ao desporto automóvel ‘mainstream’, sendo especialmente dedicado a jovens. O conceito inovador e a colaboração com o Grupo PSA abre novas possibilidades para nós, nomeadamente no apoio a jovens pilotos. Estou seguro de que o ADAC Opel e-Rally Cup mostrará a direção certa a seguir em matéria de desporto automóvel, muito para além das fronteiras da Alemanha”.

Apoio a jovens pilotos

Numa fase inicial, o troféu será disputado nas provas do Campeonato Alemão de Ralis e noutros eventos selecionados. O início está agendado para o verão de 2020, numa série que será composta de pelo menos 10 provas, até 2021, dando forma a uma ‘Super Época’.
O apoio a jovens pilotos faz parte do conceito da competição, estando prevista uma nova edição do ADAC Opel Rally Academy, estabelecida em 2016, como um primeiro nível.

Depois da participação nas provas da academia e do troféu ADAC Opel e-Rally Cup, os jovens pilotos que obtiverem as melhores classificações sobem de categoria para competir no Campeonato Europeu Junior de Ralis ao volante do novo Opel Corsa R2.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of