Nesta fase em que o desenvolvimento da mobilidade elétrica está associado ao apoio que os diferentes Estados dão aos compradores e utilizadores de elétricos, é interessante olhar para o que está a acontecer na Coreia do Sul.

Nesta nação asiática, fruto dos bónus existentes, um Tesla Model 3 consegue ser adquirido com mais de 15 mil euros de desconto, incluindo-se aqui os incentivos estatais disponíveis (de cerca de 6700 euros) somados aos apoios regionais.

Na prática, isto faz com que o preço inicial do Model 3 de 43.000 dólares (38.719 euros) – que até é acima do valor que o carro tem nos EUA – passe num ápice para a casa dos 27.000 dólares ou mesmo 26.000 dólares (23.413 euros).

A história por trás do mega desconto

Mas a história por trás deste incrível desconto é que acaba por ser curiosa, na medida em que o fabricante norte-americano estava a debater-se com problemas para entrar no mercado sul-coreano.

A Coreia do Sul é um mercado grande, com mais de um milhão de veículos de passageiros vendidos por ano, sendo dominado pelas marcas nacionais, Hyundai e Kia.

Isto porque os clientes da marca não podiam ter acesso ao generoso incentivo para a compra de veículos elétricos oferecido pelo governo local.

O motivo da inelegibilidade prendia-se ao facto de para um EV poder usufruir do incentivo na Coreia, esse veículo precisava de carregar totalmente a sua carga em menos de 10 horas usando uma tomada padrão.

Esta condição imposta pela lei colocava em vantagem os veículos com baterias pequenas e autonomias menores. Contudo, deixava de fora os Tesla.

Fruto apetecido

Apercebendo-se desta incongruência, o governo modificou a regra, o que fez com que o Model 3 se torne agora num fruto apetecível.

O modelo acaba de chegar ao território sul-coreano, estando a atrair enorme interesse entre os potenciais clientes, com longas filas de espera para as pessoas poderem espreitar para o carro, em espaços expositivos localizados em centros comerciais.

Os subsídios proporcionados pelas autoridades coreanas aceleraram muito as vendas de viaturas elétricas neste país, designadamente a partir do ano passado e, com o lançamento de novos modelos, como o Tesla Model 3, tudo aponta para que a adoção de veículos elétricos seja ainda maior na Coreia do Sul, durante 2019.

Mais informações sobre todos os automóveis elétricos e híbridos plug in na nossa secção de mercado.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of