Identificar e antecipar desafios, promover massa crítica, colocar grandes temas em discussão pública: são estes os objetivos do “Gulbenkian Future Forum” que a Fundação acaba de criar.

Comissão Científica
Coordenada por Miguel Poiares Maduro, fazem parte da comissão científica do Fórum Anabela Botelho, António Vicente, João Taborda da Gama, José Manuel Félix Ribeiro e José Tavares. Fez também parte desta Comissão Isabel Estrada Carvalhais, que devido à sua eleição para o Parlamento Europeu será substituída por outro elemento a designar.

O “Future Forum”, coordenado cientificamente por Miguel Poiares Maduro, dará particular atenção às questões disruptivas para o nosso futuro, identificando-as e estudando, em colaboração com outras fundações e think tanks europeus, a melhor forma de as encarar.

Estes temas passam pelos desafios demográficos, económicos, sociais, democráticos e ambientais, pelas tendências tecnológicas ou, em termos geopolíticos, pelo futuro da Europa.

O Fórum pretende assim:
• Identificar os temas, desafios e oportunidades fundamentais da sociedade, no médio e longo prazo:
• Promover o seu estudo e a criação de massa crítica, através da realização de projetos de investigação, relatórios, workshops, estudos de políticas públicas, com recurso a universidades, centros de investigação ou diretamente investigadores;
• Desenvolver mecanismos de transmissão do conhecimento produzido, disseminando-o no espaço público, recorrendo a formas inovadoras de comunicação pública.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of