Há quatro anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma nova agenda de ação até 2030, baseada no trabalho desenvolvido a propósito dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, que estiveram em cima da mesa entre 2000 e 2015.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros. Os ODS entraram em vigor em janeiro de 2016.

Entre esses objetivos estão aspetos como erradicar a pobreza e a fome, a promoção do bem-estar, a proteção do meio ambiente, o combate às alterações climáticas ou o acesso à saúde e energias renováveis.

O intuito é que todos os países do globo, no contexto da ONU, façam por implementar até 2030 esses objetivos que se consubstanciam em 169 metas.

Para alcançar os ODS é pedido o esforço coletivo de governos, setor privado, sociedade civil e cidadãos com vista a que consigamos deixar um planeta melhor para as futuras gerações.

[Clique em baixo na figura para ampliar a imagem] 

Quando estamos a cerca de uma década de chegarmos a 2030, recuperamos esses 17 ODS, utilizando informações trabalhadas pelo Centro Regional de Informação das Nações Unidas:

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of