O VW ID. Buzz é o “pão de forma” moderno, elétrico, com design retro inspirado no clássico Transporter.

Contudo, para mostrar que a inovação pode também ser aplicada a moldes antigos, o Centro de Inovação e Engenharia da Califórnia (IECC) da própria Volkswagen revelou o concept Type 20.

Construído a partir de um Microbus Type 2 de 1962, este Type 20 foi convertido pela marca para ser propulsionado com energia elétrica, apresentando ainda diversos elementos experimentais.

“Ao lançarmos a próxima geração de veículos elétricos e autónomos, a inovação definirá cada vez mais quem somos” – Scott Keogh, presidente da VW America

A Volkswagen America reforçou as funções do seu Centro de Inovação e Engenharia da Califórnia (IECC – Innovation and Engineering Center California), antigo Laboratório de Pesquisa Eletrónica (ERL – Electronics Research Laboratory), e revelou um concept único de veículo que combina a herança da marca com a tecnologia futurista. O IECC será o maior núcleo de pesquisa de veículos da Volkswagen fora da Alemanha e o coração da expansão de recursos de engenharia da Volkswagen na América do Norte. O IECC, em Silicon Valley, será composto por duas divisões: o Innovation Center California (ICC) e o Engineering Center California (ECC).

O modelo foi equipado com uma bateria de 10 kWh, um carregador de 2.500 watts e um motor elétrico com 120 cv. Possui também uma suspensão pneumática ativa, feita à medida, e desenvolvida com a Porsche. A altura da suspensão é ajustável através de software.

Identificação biométrica

O Type 20 inclui um sistema de identificação biométrica, com reconhecimento facial em tempo real integrado com o assistente digital para registar e identificar os utilizadores.

O Type 20 integra microfones direcionais em três zonas do veículo para captar comandos de linguagem.

Os designers da Volkswagen criaram rodas personalizadas, suportes de espelhos retrovisores e elementos de suporte interior usando design generativo – um processo focado em maximizar a força e minimizar o peso, que imita a evolução natural para criar formas de inspiração orgânica.

O sistema de infotainment é holográfico, gerando imagens 3D sem a necessidade de óculos específicos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of