Rumo aos automóveis autónomos, a Bosch e a Daimler obtiveram a aprovação das autoridades competentes no estado de Baden-Württemberg para o seu sistema autónomo de estacionamento poder ser aplicado no parque do Museu da Mercedes-Benz em Estugarda.

O serviço de valet parking é acedido através de uma app de smartphone, dispensando a presença do condutor.

De acordo com a Bosch, esta é a primeira função de estacionamento SAE de nível 4 sem condutor, totalmente autónoma do mundo, a ser oficialmente aprovada para uma utilização diária.

Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch, refere que “a condução e o estacionamento sem condutor são ‘tijolos’ importantes para a construção da mobilidade de amanhã. O sistema de estacionamento autónomo mostra até que ponto já progredimos durante este caminho de desenvolvimento”.

Esta aprovação das autoridades de Baden-Württemberg estabelece também um precedente “para obter aprovação no futuro para o serviço de estacionamento em garagens em todo o mundo”, sublinha, por seu lado, Michael Hafner, responsável pela divisão de condução autónoma na Daimler.

Como funciona?

O condutor conduz o automóvel até à garagem, sai do veículo e ordena que o carro seja enviado para um espaço de estacionamento apenas tocando no ecrã do smartphone com a app instalada. O veículo obedece e segue para um espaço livre. Mais tarde, o carro retorna ao ponto de partida exatamente da mesma maneira.

Este tipo de serviço baseia-se na interação entre a infraestrutura de estacionamento inteligente fornecida pela Bosch e a tecnologia incorporada nos modelos da Mercedes-Benz.

Os automóveis efetuam manobras, podem subir e descer rampas e são capazes de parar quando detetarem obstáculos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of