A Volvo Cars está empenhada no estabelecimento de parcerias estratégicas que acelerem a introdução de novas tecnologias no âmbito da disrupção atualmente existente na indústria automóvel.

Quer a MDGo, quer a UVeye estão sedeadas em Tel Aviv, Israel, país no qual a Volvo Cars tem estado a colaborar desde 2017 com a DRIVE, uma incubadora para o aparecimento de novas empresas no setor da mobilidade. A MDGo e a UVeye têm vindo, deste modo, a desenvolver as suas atividades com a ajuda da DRIVE, e prometem fornecer, respetivamente, serviços inovadores nos capítulos da segurança e da qualidade.

Nesse sentido, a Volvo Cars anunciou o investimento realizado, através do seu Volvo Cars Tech Fund, em duas novas empresas – a MDGo e a UVeye.

Estes representam os primeiros investimentos que o Volvo Cars Tech Fund realiza fora da Europa e dos Estados Unidos da América.

Inteligência médica artificial

A MDGo é uma empresa especializada em inteligência médica artificial. A MDGo pretende salvar vidas através de uma tecnologia de aprendizagem avançada que permita concretizar um tratamento correcto a cada pessoa, levando em linha de conta a especificidade de cada lesão que possa vir a ocorrer na sequência de um acidente automóvel.

Quando os profissionais de saúde chegarem ao local do acidente já terão uma ideia do tipo de lesões que os feridos apresentam.

“A tecnologia da MDGo pretende chegar a algo que é muito importante para nós, que é salvar vidas. A sua missão enquanto empresa está intimamente ligada aquilo que pretendemos na Volvo Cars, e por isso estamos satisfeitos por poder apoiar o seu desenvolvimento” – Zaki Fasihuddin – CEO – Volvo Cars Tech Fund

A tecnologia da MDGo irá combinar dados reais obtidos através do automóvel durante um acidente com conhecimentos médicos.

Deste modo, poderá fazer, de uma forma automática e antecipada, uma previsão do tipo de lesões que os profissionais de emergência poderão vir a encontrar no cenário da ocorrência.

Os dados serão transmitidos a estes profissionais, através de uma plataforma da cloud, de forma a melhorar o tipo de resposta. Esta tecnologia tem potencial para reduzir a probabilidade de complicações e de extensões de lesões.

Inspeção autónoma a viaturas

A UVeye tem vindo a desenvolver uma tecnologia avançada que permite realizar, de uma forma autónoma, uma inspeção e um scanning capaz de avaliar o estado geral exterior de uma viatura e os seus potenciais danos.

“Standards de qualidade Premium fazem parte da Volvo Cars e por isso, estamos muito interessados nas possibilidades que a tecnologia da UVeye tem para oferecer” – Zaki Fasihuddin – CEO – Volvo Cars Tech Fund

Para além do investimento nesta empresa, a Volvo Cars pretende também usar a sua tecnologia para realizar inspeções completas aos automóveis logo à saída das linhas de produção.

A Volvo Cars acredita que a tecnologia da UVeye pode ajudar a detetar eventuais pequenas falhas. Ainda este ano, irá ser conduzido um projeto-piloto na fábrica de Torslanda, na Suécia. A tecnologia poderá vir a ser utilizada durante as várias etapas do processo logístico ou mesmo nos concessionários da marca.

O que é e o que faz o Volvo Cars Tech Fund?

Lançado o ano passado, o Volvo Cars Tech Fund procura investir, em start-ups que demonstrem elevado potencial. Está focado em tendências de tecnologia estratégicas, capazes de transformar a indústria automóvel, onde se inclui inteligência artificial, a electrificação, a condução autónoma e os serviços de mobilidade digital.

Desde 2018 que o Tech Fund tem vindo a investir em várias empresas como:

  • LUMINAR – uma empresa líder no desenvolvimento de tecnologia avançada para a condução autónoma.
  • VARJO – construtora de capacetes com tecnologia de realidade aumentada
  • ZUM – serviços de mobilidade para crianças
  • FREEWIRE – soluções de postos de carregamento estacionário e móvel

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of