Fomos visitar a Watts On Wheels, uma jovem empresa portuguesa dedicada ao aluguer de automóveis elétricos. Surgiu da vontade de 16 pessoas, que se juntaram para criar um serviço inovador. Tem, neste momento, uma frota inteiramente composta pelos três modelos Tesla disponíveis no mercado.

O João Marcos Marchante aceitou ser o testa de ferro da operação para esta entrevista e o resultado foi este…

João, explica-nos, por favor, o que é o Watts On Wheels. A propósito, bonito nome…

(Risos) Sabia que iam gostar! A Watts on Wheels é a primeira rent-a-car 100% elétrica, 100% portuguesa. Acreditamos que não tem que haver compromisso de performance, conforto nem sustentabilidade ao alugar um carro elétrico. A nossa frota é composta unicamente por viaturas da marca Tesla porque permitem responder plenamente ao desafio que nos colocámos e proporcionar uma oferta premium que até ao momento não existia.

Só automóveis Tesla. Porquê?

Do nosso ponto de vista, são os únicos carros com as características que nos permitem satisfazer um cliente exigente. Os carros da nossa frota têm uma autonomia média de 450 km. Além disso, são extremamente seguros, confortáveis e potentes – o valor médio da potência ronda os 350 cv. Por fim, fazem uso pleno da rede de Supercarregadores da Tesla, que complementa a oferta pública e que permite uma deslocação plena em todo o território nacional. E todos estes factores conjugados permitem proporcionar uma excelente experiência de aluguer e um bom serviço de rent-a-car em plena mobilidade elétrica.

Alugar um dos vossos automóveis deve custar uma fortuna. Podes dar-nos alguns exemplos?

Não custa. Mas de facto não estamos na parte de baixo do mercado. São viaturas premium e o valor reflecte isso. O nosso produto visa clientes empresariais e consumidores finais que não querem um compromisso na sua experiência de mobilidade (potência instantânea, autonomia considerável) e ao mesmo tempo têm um posicionamento e uma atitude sustentável. Os valores variam consoante o modelo escolhido – Model 3, Model S ou Model X – e a duração do aluguer, pelo que não há um valor fácil de dar. Posso dizer que é possível sob certas condições ter uma experiência com um carro nosso por 190€ diários. Mas o contacto directo via Facebook, email ou site é a melhor forma de saber valores de forma exacta. Respondemos com todo o gosto a todos os que nos contactarem.

O que é que as pessoas que vos procuram pretendem? Têm muitos batismos de elétrico?

Temos vários tipos de público – o cliente empresarial, que procura complementar a sua frota com uma solução 100% elétrica durante um curto ou médio prazo – e o consumidor final. Dentro do consumidor final temos de tudo – desde o turista ao batismo de elétrico, passando pelo potencial comprador de Tesla que quer fazer um test-drive prolongado antes de fechar uma compra!

Qual foi a cena mais curiosa que registaram até agora nos vossos alugueres?

Gostamos muito de ver a reacção contente das pessoas quando terminam o aluguer. São, de facto, viaturas fantásticas que nos permitem proporcionar experiências fantásticas. Uma que nos tocou particularmente foi o caso de um avô que alugou um Model X por um dia para surpreender o neto que é super fã da marca e do automóvel em questão. Alegra-nos poder proporcionar essa experiência, por um lado, e saber que os mais jovens de uma forma ou outra sensibilizam os mais velhos para uma mobilidade mais sustentável. E sem qualquer compromisso, antes pelo contrário: o Model X é uma máquina fantástica de pleno século XXI, com capacidade para sete lugares, 4.9 segundos dos 0 aos 100 km/h, 420 cv de potência e autonomia para 350 km.

Já alguém vos disse que, depois de alugar um dos vossos automóveis, decidiu comprar um elétrico?

Várias vezes. Sabemos de muitos test-drives de potenciais compradores feitos através da Watts On Wheels que consumaram a sua compra numa data posterior.

Como é que as pessoas vos podem encontrar? Fisica e virtualmente?

Temos presença em Linda-a-Velha (Lisboa) e Senhora da Hora (Porto). Virtualmente é sempre mais fácil ir a www.wattsonwheels.pt, enviar um mail para info@wattsonwheels.pt ou procurarem por nós no Facebook, respondemos prontamente a todos os contactos que nos surgem.

Da vossa frota atual, tens algum favorito?

Honestamente, não. São modelos tão iguais e tão diferentes! o Model S tem umas linhas lindas e por vezes palpita-me o coração quando me aproximo dele. Vai ficar na história do design automóvel, certamente. O Model X é uma nave de uma imponência tal que é impossível ficar indiferente. Nunca cansa ver aquelas portas de falcão a abrir. Por fim, o Model 3 é um vislumbre do futuro automóvel, com aquele ecrã central e é super divertido de conduzir, potente e super agarrado ao chão – parece um kart gigante!

Estão a pensar alargar a frota? Quais os próximos modelos que vos interessam?

Os modelos serão maioritariamente os mesmos. Gostaríamos de ter o Model Y (o SUV mais pequeno que a Tesla vai lançar em 2022) e o Roadster 2.0 (O novo Superdesportivo também da Tesla). O primeiro porque oferece um tipo de veículo diferente. O outro porque vai ser o novo benchmark mundial dos superdesportivos, que nos ajuda a reforçar o posicionamento de performance e sustentabilidade. Não arrisco dizer conforto num superdesportivo (risos). Novamente, não temos nenhuma preferência específica pela marca, mas é a rede de Supercarregadores que nos permite entregar uma viatura e acreditar que a experiência de mobilidade pelo país do cliente vai correr bem. Se essa situação passar a acontecer com outra marca automóvel teremos todo o gosto em considerá-la para a nossa frota.

Quais os próximos eventos em que vão estar presentes?

Estivemos presentes no ECAR Show em Lisboa e no ENVE, em Torres Vedras. Neste momento não planeamos estar presentes em mais nenhum evento este ano mas tal depende das oportunidades que surjam.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of