Teste real de 240 mil km: furgões PHEV andaram 75% em modo EV

Diversas empresas, incluindo o Aeroporto de Heathrow, Sky, Speedy Hire, Transport for London e Vodafone, participaram num estudo de 12 meses em que foram utilizados 20 furgões Ford híbridos plug-in. A frota percorreu mais de 240.000 km em condições reais de condução: 75% dos quilómetros percorridos no centro de Londres foram feitos em propulsão elétrica com zero emissões locais.

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Ford Transit Custom PHEV

Os veículos comerciais híbridos plug-in (PHEV) poderão constituir a opção mais prática e já disponível para empresas que tentam cumprir as metas de ar limpo nas cidades.

Esta é a conclusão de um ano de testes reais de utilização deste género de viaturas em Londres.

Os testes – que receberam um subsídio de cerca de 5,2 milhões de euros do Advanced Propulsion Centre, com fundos cedidos pelo governo do Reino Unido – consistiram na utilização de 20 furgões Ford Transit Custom Plug-In Hybrid ao longo de 240.000 km ao longo de um período de 12 meses. A experiência teve como objectivo testar se as empresas poderiam exercer as habituais funções diárias dos seus veículos a gasóleo e, simultaneamente, maximizando a utilização somente em modo elétrico apenas, de emissões zero.

As entidades que participaram nos testes – Addison Lee Group, Autoglass, British Gas, Clancy Plant, DPD, Aeroporto de Heathrow, Interserve, Mears Group, Metropolitan Police, M Group Services, RNLI, Royal Mail, Speedy Hire, Sky, Transport for London e Vodafone – constituem uma amostra significativa das empresas sedeadas na cidade, e que integraram os furgões Ford Transit Custom Plug-In Hybrid nas suas operações diárias.

Durante os testes, 75% da quilometragem da frota, no centro de Londres, e 49% na área da Grande Londres, foram efetuados com recurso a propulsão 100% eléctrica.

Os resultados destacam que, mesmo sem uma rede de carregamento do veículo elétrico totalmente implementada, os furgões híbridos foram capazes de reduzir drasticamente as emissões de gases de escape locais (no centro da cidade), utilizando, quando necessário, a flexibilidade de um extensor de autonomia a gasolina para completar as deslocações mais longas.

13 milhões de km percorridos… por dia

Durante um dia normal de utilização, os veículos comerciais que circulam em Londres fazem 280.000 deslocações que totalizam 13 milhões de quilómetros percorridos, um número que tende a aumentar. Só no centro de Londres, durante as horas de ponta, os furgões representam 75% do tráfego de mercadorias, com mais de 7.000 veículos por hora a circular nos períodos mais congestionados. Uma realidade semelhante à que existe noutras grandes cidades europeias, impulsionada, em parte, pelo rápido crescimento das compras on-line. Por conseguinte, um pouco por toda a Europa, as autoridades estão a introduzir normas de controlo de emissões mais rígidas, aumentando a pressão sobre as empresas no sentido de encontrar soluções sustentáveis e práticas.

Sabia que…
… algumas informações recolhidas nos testes com os protótipos da Ford já foram introduzidos pela marca no modelo de produção da Transit Custom Plug-In Hybrid que estará disponível para venda a clientes no final de 2019?

Os melhoramentos fruto do feedback incluem o aumento do desempenho do motor, estratégias operacionais otimizadas e ecrãs revistos de forma a instruir os condutores a obterem a máxima regeneração elétrica.

Próximos testes em Colónia e Valência

Os próximos testes que terão lugar em Colónia (Alemanha) e Valência (Espanha), irão fornecer dados de diferentes mercados, cidades e tipos de clientes, envolvendo uma combinação de furgões Transit Custom Plug-In Hybrid e do novo Tourneo Custom Plug-In Hybrid de transporte de passageiros.

Para Harvey, estes ensaios ajudaram a Ford e os seus clientes a perceber em que medida os veículos PHEV podem contribuir para alcançar metas de qualidade de ar urbano sem comprometer a produtividade”.

Motor EcoBoost como extensor de autonomia

Estes PHEV comerciais da Ford visam uma autonomia de condução com emissões zero de 50 km e utilizam um motor a gasolina EcoBoost de 1,0 litros como extensor de autonomia, oferecendo uma capacidade total superior a 500 km, eliminando, assim, a chamada ansiedade de autonomia.

Um bloco compacto de baterias alojado sob o piso do veículo pode ser recarregado com recurso a uma tomada normal de 230 V, tendo sido projetado de modo a não afetar o espaço interior em termos da habitabilidade e capacidade de carga do veículo.

Em matéria puramente elétrica, o construtor americano anunciou recentemente que, em 2021, a sua gama de veículos comerciais electrificados vai integrar um novo Transit 100% eléctrico.

Mobilidade livre de emissões é essencial para o futuro das cidades

De acordo com Mark Harvey “a mobilidade livre de emissões é essencial para o futuro das nossas cidades e dos seus cidadãos”. No entanto, o diretor do programa de furgões urbanos eletrificados da Ford afirma ter noção de que ainda existem diversos obstáculos A enfrentar na mudança para a eletrificação: “Sabemos também que as empresas ainda têm preocupações legítimas sobre a autonomia dos veículos totalmente elétricos, bem como a sua rentabilidade e a sua fiabilidade”.

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