As trotinetes elétricas da Circ, anteriormente sob a designação Flash, já circulam nas duas margens do rio Douro.

Depois da Maia, Gondomar e Matosinhos (a norte do Douro), Vila Nova de Gaia é a quarta cidade da Área Metropolitana do Porto – e a 10ª a nível nacional – a permitir a partilha de trotinetes da Circ.

A frota da Circ conta com um modelo desenhado e desenvolvido pela empresa, com suspensões reforçadas, travões duplos, LEDs de sinalização e rodas maiores.

A Circ é, para já, a única operadora de trotinetes elétricas a operar na zona do Grande Porto.

O projeto piloto em Gaia conta, nesta fase inicial, com 150 trotinetes e 19 pontos de partilha junto às zonas marítima e ribeirinha do concelho, com o objetivo de proporcionar à população local e a todos os visitantes uma nova forma de mobilidade, mais ecológica e mais rápida face a outras soluções.

“Gaia vem reforçar a estratégia da Circ de pôr à disposição das cidades um meio de transporte que funcione de acordo com uma lógica intermunicipal, permitindo às pessoas circularem de trotinete entre várias cidades vizinhas. Queremos dar uma solução de mobilidade urbana mais eficiente e ecológica para o Grande Porto”, afirma ​Felix Petersen​, diretor-geral da Circ para Portugal.

Com a entrada em Vila Nova de Gaia, a Circ atinge o marco de uma dezena de cidades: Faro, Lisboa, Coimbra, Maia, Almada, Cascais, Gondomar, Matosinhos, Figueira da Foz e, agora, Gaia.

Preço das viagens

A Circ atingiu recentemente a marca de um milhão de viagens em toda a Europa,  tendo sido a empresa de micro-mobilidade a fazê-lo no mais curto espaço de tempo, em 132 dias.

O desbloqueio das Circ tem um valor de 1€, ao qual acrescem 0,15€ por minuto. Para incentivar o correto responsável dos veículos, a Circ oferece um desconto de 50% no desbloqueio da viagem, a todos os utilizadores que estacionarem nas zonas indicadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Colaborando com as cidades no ordenamento do espaço público, a Circ mostra na sua app (disponível na ​App Store​ e no ​Google Play​) os pontos de estacionamento, facilitando a utilização responsável das trotinetes elétricas.

No âmbito desta visão amiga do espaço público, a Circ conta com equipas próprias que asseguram, diariamente, o carregamento das baterias, a verificação da segurança das trotinetes, o seu correto estacionamento e a sua colocação nas zonas de estacionamento estabelecidas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of