Quando o invisível se torna visível graças à tecnologia

0
328

A Nissan aproveitou a realização da CES Ásia 2019 para partilhar a sua visão para o futuro da mobilidade, mostrando tecnologias que fundem os mundos real e virtual para auxiliar os condutores.

Em destaque esteve a tecnologia “Invisible-to-Visible” (I2V ou invisível-para-visível) que permite que, em situações de escassa ou nula visibilidade, o condutor seja orientado na sua condução, graças ao concurso da tecnologia inteligente e conectada.

Informar o que está mais à frente

Combinando informações de sensores dentro e fora do carro com dados da nuvem (“cloud”), o I2V pode não apenas entender o que está a acontecer na área mais à frente do condutor, mas também e sobretudo antecipar o que se encontra mais à frente, reforçando a segurança rodoviária.

Essa experiência de carros conectados fornece uma navegação ainda mais orientada, de maneira interativa e humana, incluindo avatares que podem ser exibidos dentro do carro.
O I2V faz uso de várias tecnologias, processando dados de tráfego em tempo real. Este sistema foi recentemente testado pela Nissan em Yokosuka, no Japão, usando a tecnologia de comunicações móveis 5G.

Outro recurso em que a Nissan está a trabalhar passa pela tecnologia “Brain to Vehicle” (B2V) que interpreta os sinais cerebrais do condutor para o apoiar a conduzir.

Ao antecipar as reações da pessoa que está ao volante, o sistema B2V pode ajudar a iniciar manobras mais rapidamente.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of