O município de Guimarães deu inicio ao projecto piloto Guimarães 5G Ready, que prevê a implementação de cerca de uma dezena de postes de iluminação que são, simultaneamente, pontos de carregamento de veículos elétricos.

Os postes que são postos de carga para EV são do consórcio Smartlamppost, estando dotados de rede 5G, permitindo, igualmente, a transmissão de dados móveis a alta velocidade.

Solução inteligente

O Smartlamppost, é um consórcio que junta as empresas Ubiwhere, PROEF e Metalogalva, sendo escolhida a Magnum Cap para os sistemas de carregamento de veículos elétricos.

O Smartlamppost é um conceito modular de poste de iluminação que permite misturar e combinar diferentes serviços numa solução elegante, tipicamente de uma Smart City:

Iluminação inteligente
Solução eficiente baseada em LED para redução de custos de eletricidade. A solução Smartlamppost utiliza a tecnologia LoRaWAN, que facilita a gestão e programação remota do modo de operação de iluminação.

Carregamento de veículos eléctricos
Incorporação de um carregador desenvolvido pela Magnum Cap com uma ou duas tomadas e com potências que podem variar entre 3,7 a 22 kW, possibilitando carregar qualquer eléctrico com tomada Tipo 2. Os carregadores incorporam um protocolo de comunicação OCPP, que permite uma solução de gestão eficaz por meio de interface de rede 3G ou WiFi incorporada.

A MAGNUM CAP foi o parceiro escolhido para fornecer a solução de carregamento.

Potencializador de capacidade de telecomunicações
Solução de hospedagem para fácil implantação 4G e 5G de maneira económica, por meio de tecnologia de virtualização (NFV e SDN) e “small cell”. Isso permite que os operadores de rede aprimorem sua capacidade operacional.

Sistema de video-vigilância
Possibilidade de incorporar sistemas CCTV (circuito fechado de televisão) contribuindo para a segurança em zonas que necessitem de uma maior vigilância e prevenção.

O poste de iluminação é encarado como uma âncora de serviços tecnológicos, sendo flexível para permitir várias combinações, conforme a necessidade do local onde é instalado.

Este projeto tem como clientes-alvo, os municípios, espaços privados, operadores de telecomunicações e está concebido de forma a ser exportado para mercados internacionais.

O smartlamppost incorpora uma camada de software para uma fácil gestão dos ativos instalados no poste.

Os carregadores de veículos elétricos, vão entrar na fase de certificação para que seja possível a ligação ao sistema público de carregamento da rede Mobi e.

O futuro chegou ao nível da rua

Para o representante da empresa Smart Lamppost, João Faria, “o futuro chegou ao nível da rua” e com a multiplicação dos serviços através da iluminação pública, pode ser criado um Data Center “como fonte de proveito no sentido de serem vendidos ou alugados esses serviços aos operadores e rentabilizar o mobiliário urbano”.

O projeto “Guimarães 5G Ready” vai servir numa primeira instância para teste de transmissões de vídeo de alta qualidade em tempo real.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, destaca a “inovação do processo de transformação digital, com Guimarães na vanguarda da era digital” e, simultaneamente, a dar “mais um passo no conceito da sustentabilidade ambiental”.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Tiago Barbosa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Tiago Barbosa
Visitante
Tiago Barbosa

Que perigo! Falar ao telemóvel ao lado de um carro a abastecer! 😉