Este camião elétrico da Volvo já opera de modo autónomo em Gotemburgo

0
386

A Volvo Trucks, divisão de pesados do fabricante sueco, desenvolveu um camião elétrico, conectado e autónomo, para transporte de contentores.

O mais interessante é que este veículo fará parte de uma solução integrada para transportar mercadorias de um centro de logística para um terminal portuário em Gotemburgo, na Suécia.

A tarefa é resultado de uma nova colaboração entre a Volvo Trucks e a empresa de balsas e logística, a DFDS.

“Queremos estar na vanguarda do transporte autónomo e conectado. Esta colaboração ajudar-nos-á a desenvolver uma solução eficiente, flexível e sustentável de longo prazo para receber veículos autónomos que chegam aos nossos portões, beneficiando os nossos clientes, o meio ambiente e os nossos negócios ”, afirma Torben Carlsen, CEO da DFDS.

O objetivo da colaboração é implementar este veículo, batizado de Vera, num contexto real, demonstrando a eficácia deste tipo de aplicações.

Este pesado é especialmente adequada para trajetos de curtas distâncias, transportando grandes volumes de mercadorias com alta precisão.

O passo seguinte é introduzir vários destes veículos porta-contentores a trabalhar, em simultâneo, monitorizados por uma torre de controle, conseguindo-se, deste modo, um fluxo contínuo que responda à demanda de maior eficiência, flexibilidade e sustentabilidade.

“Transportes autónomos com baixos níveis de ruído e emissões de escape zero têm um papel importante a desempenhar no futuro da logística e irão beneficiar quer a empresa quer a sociedade. Vemos essa colaboração como um começo importante e queremos impulsionar o progresso nessa área”, acrescenta Mikael Karlsson, vice-presidente de soluções autónomas da Volvo Trucks.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of