Oeiras vai acolher nos dias 7, 8 e 9 de junho uma prova do “FIA Electric and New Energy Championship”, campeonato organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) dedicada a viaturas elétricas.

Integrada no calendário oficial da FIA, esta é a segunda edição que esta competição se disputa em solo português. A primeira edição do “Portugal Eco Rally” correu-se no ano passado, também em Oeiras, tendo correspondido à 4ª etapa da edição 2018 do “Electric and New Energy Championship”.

 

O “Oeiras Eco Rally Portugal” é uma prova que apenas exige carta de condução de ligeiros e é realizada em parceria pelo Classic Club de Portugal e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

A prova portuguesa é a quarta do campeonato de um total de 13 disputada em onze países. O calendário é o que aqui se exibe:

Inteiramente dedicada a veículos de estrada normais, com um sistema de transmissão elétrico ou outras alternativas de energia, nomeadamente veículos BEV (veículo com propulsão elétrica a baterias) e veículos FCEV (veículos com propulsão a pilha de combustível), e tal como acontece nas “provas de regularidade”, os pilotos podem concorrer mediante a apresentação de mera carta de condução de ligeiros, sem qualquer tipo de modificação no carro, permitindo assim, que os concorrentes utilizem os seus veículos do dia-a-dia.

Protótipos que sejam para uso quotidiano também são permitidos, desde que estejam homologados para circulação rodoviária dentro da UE.

Evitar penalizações

As equipas terão de demonstrar a sua eficácia realizando a melhor gestão possível do consumo ao longo de todo o percurso e assegurar a regularidade evitando penalizações nos distintos controlos efetuados pela organização.

Com a particularidade de ter de respeitar todas as regras constantes do Código da Estrada e de percorrer estradas que os condutores comuns usam diariamente, o “Oeiras Eco Rally Portugal” pode ser seguido pelo público ao longo de 410 km que compõem as diversas classificativas.

Requisitos: ter carta de condução e participar num elétrico.

Entre as diversas etapas, há duas que se destacam em particular, para quem pretenda assistir à competição:

  • a primeira, logo na abertura, no dia 7, às 17h, denominada “Oeiras Street Stage”, que terá lugar em Nova Oeiras;
  • e a “Marginal de Oeiras Power Stage”, prova que começa às 12h30, no dia 9, e que encerra a edição portuguesa desta competição. No final desta etapa (na praia de Santo Amaro) terá lugar a cerimónia protocolar de entrega de prémios e consagração dos vencedores.

Destaque ainda para a realização, nos Jardins Marquês de Pombal, em Oeiras, da “Eco Rally Expo” um local de exposição e experiências ligadas ao mundo dos veículos elétricos.

De entre as várias atividades realce para a possibilidade que os mais novos terão de se divertir ao volante de pequenos karts elétricos, enquanto os mais crescidos poderão experimentar bicicletas e scooters elétricas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of