O segredo elétrico português da final da última Liga dos Campeões

A edição de 2019 da final da Liga dos Campeões, entre Liverpool e Tottenham, teve presença portuguesa fora das “quatro linhas”.

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No passado sábado, o Liverpool venceu o Tottenham na final da Liga dos Campeões e tornou-se campeão europeu 14 anos depois. Mas o que nem todas as pessoas sabem é que foi num elétrico Leaf que a taça foi transportada até Madrid, o palco da final, e que a portuguesa Efacec forneceu sete carregadores rápidos para a carga de vários elétricos da Nissan (patrocinador oficial da “Champions” pelo quinto ano consecutivo), destinados a convidados VIP, antes e durante o jogo decisivo da competição.

Os sete carregadores rápidos, com capacidade de carregar um veículo elétrico (80%) em menos de 30 minutos, integraram o centro de operações da Nissan e da UEFA.

363 veículos elétricos

Sabia que…
… a Efacec e Nissan têm uma relação na mobilidade elétrica há mais de uma década, tendo já sido fornecidos cerca de 300 carregadores rápidos QC45, instalados em toda a Europa?

Em termos de Nissan, o construtor japonês disponibilizou 363 exemplares seus elétricos, entre Leaf e e-NV200, para transportar visitantes até Madrid, criando uma mega frota que percorreu mais de 220 mil quilómetros de forma totalmente elétrica.

A frota da Nissan que acompanhou a final incluiu  um automóvel de competição Nissan Leaf Nismo RC 2.0, que foi utilizado pela ex-futebolista brasileiro Roberto Carlos para transportar o troféu da Liga dos Campeões da UEFA, desde o Festival dos Campeões da UEFA, na Puerta del Sol, até ao estádio.

Efacec lança produto inovador da área de aparelhagem

Entretanto e também em Madrid, a Efacec apresentou um novo produto da área de aparelhagem durante a International Conference on Electricity Distribution (CIRED), em Madrid, de 3 a 6 de junho. Trata-se uma nova gama de quadros modulares de média tensão para aplicação em Distribuição Secundária.

Intitulada neoGEN, esta nova gama é formada por equipamentos ecológicos e com tecnologia sem gás SF6, que combina resistência a condições ambientais com flexibilidade e capacidade de extensão de um design modular.

O meio de isolamento é ar combinado com isolamento sólido, enquanto todas as operações de comutação são feitas com tecnologia de vácuo. O equipamento está também preparado para ser usado em redes inteligentes e pode ser equipado com funcionalidades avançadas de proteção, controlo e monitorização.

Com dois motores elétricos, tração integral e um design de carroçaria agressivo – e adaptado especificamente para exibir o troféu – o Leaf Nismo RC 2.0 demonstra as mais recentes inovações ao nível do desempenho das tecnologias de Mobilidade Inteligente da Nissan. Possui o dobro da potência e binário do seu antecessor, com tecnologia de bateria elétrica avançada e componentes do grupo motopropulsor provenientes do Leaf.

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