O MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia prepara um fim de semana de ciência, nos dias 1 e 2 de junho, com visitas grátis aos museus e muitas atividades para toda a família. O evento coincide com o fim de semana em que se comemora o Dia Internacional da Criança.

O objetivo é sensibilizar os mais novos para o tema da Energia, demonstrando a sua importância e a aplicação prática em tarefas do dia a dia.

Circuito para carros solares

A viagem começa na “Praça do Carvão” onde estará um circuito para carros solares, equipados com painel solar, bateria e motor elétrico, que podem ser dirigidos por crianças entre os 10 e os 12 anos.

Os mais novos podem ainda construir os seus próprios carrinhos solares e participar numa corrida, colocando-os numa pista.

Comboio solar e fornos solares

Para os mais pequenos, dos 1 aos 5 anos, estará a circular um comboio solar. Para os mais gulosos vai ser possível confecionar bolos de alfarroba com recurso a fornos solares e fazer um workshop para crianças e adultos.

Energia das ondas marítimas

Passando para os oceanos, vai ser possível ver um gerador de ondas e um gerador de coluna de ar oscilante para ver como a captura de energia das ondas marítimas pode produzir energia, através de uma demonstração de centrais piloto.

evento “Do carvão ao sol – Um Salto com Energia”

Existirá ainda uma pista para barquinhos solares, na “Sala de Comando”, onde podem ser realizadas corridas construídos pelos concorrentes.

Diversas experiências

A “Sala dos Condensadores”, na Central Tejo, será palco de experiências de várias energias, térmica, eólica e hídrica.

Paralelamente será possível assistir a uma rede de distribuição ligada a quatro fontes de produção de energia, construir pilhas com dois metais diferentes separados por um ácido produzem eletricidade e experimentar um acelerador de partículas de Van der Graaff.

Vai também ser possível visitar duas vezes por dia, às 12 e às 16 horas, o percurso secreto da Central Tejo, zona habitualmente encerrada ao público, e descobrir a história desta fábrica que já iluminou Lisboa.

Este evento conta com a parceria da Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of