Um conjunto de cinco entidades, entre as quais o Grupo Renault e o Grupo Transdev, estão a trabalhar no sentido de criarem um sistema completo de transporte autónomo, que inclui veículos autónomos, uma infraestrutura conectada e respetivas aplicações, bem como um dispositivo de supervisão de todo o sistema, com o objetivo de definir as condições de implementação de um serviço de mobilidade autónoma em maior escala.

O projeto “Paris-Saclay Autonomous Lab” foi lançado sob o nome EVAPS (de Eco-mobilidade com Veículos Autónomos na região de Paris-Saclay).

O projeto “Paris-Saclay Autonomous Lab” é uma iniciativa do Grupo Renault, do Grupo Transdev, do IRT SystemX, do Instituto VEDECOM e da Universidade Paris-Saclay e visa desenvolver novos serviços de mobilidade em condução autónoma – ou seja, sem condutor – em via dedicada, vias públicas e polo universitário, em complemento das soluções de transporte existentes no planalto de Saclay.

O projeto “Paris-Saclay Autonomous Lab” contempla duas facetas:

  • um serviço de transporte público noturno em via dedicada
  • e um serviço de veículos a pedido.

Transporte público autónomo em via dedicada

O serviço de transporte público noturno em via dedicada é feito com um miniautocarro elétrico autónomo Transdev-Lohr i-Cristal, que servirá os bairros do planalto de Saclay, a partir da estação ferroviária de Massy. Circulará fora das horas de funcionamento dos serviços regulares existentes, apoiando-se nos corredores da rede de Transporte Público utilizados pelos autocarros.

Das 00h30 às 3h00 da manhã, esse miniautocarro autónomo percorrerá, nos dois sentidos de circulação e com quatro paragens, uma distância total de aproximadamente 6 km.
Este serviço visa dar continuidade ao serviço de transporte com um alargamento do horário.

A mobilidade autónoma partilhada representa uma oportunidade para as cidades devido aos benefícios esperados a longo prazo: flexibilidade e disponibilidade dos serviços, maior fluidez do trânsito, impacto na qualidade do ar e ganho de espaço nas cidades.

A aplicação “Mobibot by Transdev”, para smartphone, permite acompanhar o trajeto realizado pelo miniautocarro Transdev-Lohr i-Cristal, em tempo real. Desta forma, o utilizador pode saber a hora de chegada do minibus à sua paragem, além de poder visualizar uma simulação do percurso, tanto em termos geográficos como de tempo, até ao destino, com integração do eventual trajeto a pé.

Serviço de veículos a pedido

Por seu lado, um serviço de veículos a pedido, durante o dia, será prestado com protótipos do Renault Zoe Cab autónomos no polo científico e tecnológico de Paris-Saclay. Este serviço permitirá às pessoas que se dirigem ao espaço universitário, em transporte público, deslocar-se livremente na zona.

Como vai funcionar este Zoe autónomo?

O utilizador solicita em tempo real, ou através de reserva, um veículo a partir de uma aplicação dedicada.

Um protótipo do Renault Zoe Cab autónomo e elétrico recolhe o utilizador no ponto de embarque mais próximo.

O utilizador instala-se no veículo e deixa-se conduzir até à paragem mais próxima do seu destino.

Se necessário, o veículo pode parar durante o percurso para recolher um outro passageiro que irá efetuar todo ou parte do mesmo trajeto.

Os serviços do “Paris-Saclay Autonomous Lab” serão progressivamente abertos a painéis de utilizadores, para recolher as suas opiniões e expectativas, acerca da qualidade dos serviços, ergonomia das aplicações móveis, conforto a bordo dos veículos, entre outros aspetos.

Este serviço visa uma exploração otimizada do território, com pontos de recolha e de desembarque que não perturbem a circulação dos outros utentes da estrada, escolhidos tão próximos quanto possível dos locais mais frequentados e nunca a muito mais de 300 metros.

Uma aplicação smartphone “Marcel”, específica à experiência ZOE Cab, permite reservar um veículo autónomo mediante pedido, para uma viagem imediata ou agendada.

Consoante a localização do utilizador, a aplicação encaminha-o para o ponto de recolha mais próximo e indica o tempo de chegada do veículo. A bordo do veículo, o utilizador pode seguir o trajeto na aplicação e a hora de chegada ao ponto de destino.

Presença de outros veículos e peões identificada

Tanto o protótipos do Renault Zoe Cab, como o miniautocarro Transdev integram tecnologias quer permitem identificar a presença de outros veículos e de peões, a gestão dos cruzamentos, das rotundas, das bandas sonoras e o reconhecimento da sinalização luminosa. Estes veículos estão equipados com sensores tipo GPS, LIDAR, câmaras, uma central inercial, bem como software de condução autónoma, com total autonomia em zonas específicas.

O projeto “Paris-Saclay Autonomous Lab” integra tecnologias de ponta em matéria de inteligência integrada a bordo dos veículos, de sistema de supervisão, de infraestruturas conectadas, bem como de redes de telecomunicações seguras.

A experiência é realizada com um “operador de segurança” a bordo do veículo.

Infraestrutura urbana conectada

O objetivo é que os serviços do “Paris-Saclay Autonomous Lab” se insiram no fluxo de circulação e atingir velocidades compatíveis com o trânsito, de modo a garantir um bons níveis de segurança, tanto em estradas com dois sentidos de circulação, como em vias reservadas a transportes públicos.

Para atingir estes níveis de serviço, os parceiros do projeto decidiram implementar e testar uma infraestrutura inteligente composta por sinais luminosos conectados, sensores e equipamentos de conectividade instalados nas bermas da estrada.

Supervisão a partir de um posto de controlo centralizado

A supervisão de toda esta operação permite, a partir de um posto de controlo centralizado situado na estação ferroviária de Massy, acompanhar e controlar, em tempo real, o bom funcionamento dos serviços.

O supervisor pode visualizar o conjunto dos veículos em circulação, controlar o respetivo estado, o estado dos componentes do sistema e, graças à infraestrutura conectada, antecipar os eventuais obstáculos no percurso e intervir, se necessário.

O supervisor tem a possibilidade de contactar diretamente os passageiros e interagir com eles.

Artigo anteriorVW Carocha ganha motor elétrico para chegar ao espaço
Próximo artigoO que nos pode dar a Inteligência Artificial?