A Volvo assinou acordos de longo prazo com a CATL e com a LG Chem, para o fornecimento de baterias.

Estes acordos irão garantir o fornecimento de baterias de iões de lítio que irão equipar os modelos da Volvo e da Polestar na próxima década.

SPA2 vai ser estreada pelo novo XC90

O acordo cobre o fornecimento global dos módulos de baterias para todos os modelos da nova plataforma SPA2 (a próxima geração da Scalable Product Architecture ) e da plataforma já existente CMA (Compact Modular Architecture) e representam um passo determinante para a estratégia de eletrificação da Volvo Cars.

“O futuro da Volvo Cars é elétrico e estamos fortemente empenhados em ir para além do motor de combustão interna. Os acordos hoje assinados com a CATL e a LG Chem demonstram como poderemos atingir os nossos ambiciosos objetivos”

Hakan Samuelsson, Presidente e CEO da Volvo Cars

A nova plataforma SPA2, com lançamento previsto para o início da década, é a próxima geração da plataforma SPA – Scalable Product Architecture atualmente existente.

Em 2025, as motorizações eletrificadas vão representar cerca de metade das vendas mundiais da Volvo.

A SPA equipa os modelos da Volvo da gama 90 e 60. O primeiro modelo a ser lançado com a plataforma SPA2 será a nova geração do Volvo XC90.

A plataforma CMA é a plataforma que equipa o Volvo XC40, bem como o modelo elétrico Polestar 2 e os modelos da LYNK & CO, marca que também pertence ao grupo Geely.

Motorizações eletrificadas

Em 2017, a marca sueca assumiu que, a partir deste ano de 2019, todos os seus novos modelos iriam incorporar motorizações eletrificadas.

No início do ano, a Volvo revelou um upgrade nas suas motorizações eletrificadas agora disponibilizadas a um maior número de modelos da sua gama.

As motorizações plug-in hybrid T8 e T6 Twin Engine foram também melhoradas estando agora ambas as opções plug-in hybrid presentes em cada novo modelo.

A Volvo reforçou, entretanto, os seus objetivos, pretendendo que, pelo ano de 2025, as motorizações eletrificadas representem cerca de 50% das suas vendas mundiais.

A CATL é da China

LG Chem é da Coreia do Sul.

A CATL e a LG Chem são fabricantes de baterias de renome. Ambas as empresas têm já uma história de sucesso na indústria automóvel, fornecendo baterias de iões de lítio à escala global. Ambas cumprem as normas da Volvo em termos de liderança tecnológica, cadeias de fornecimento responsável e custos competitivos.

A primeira linha de produção de baterias da Volvo Cars está neste momento a ser construída na sua fábrica de Ghent, na Bélgica e estima-se que esteja concluída até final do ano.

Primeiro elétrico Volvo será o XC40

O primeiro modelo totalmente elétrico da marca será aí construído e será o SUV compacto XC40.

As variantes plug-in hybrid deste modelo também serão produzidas na fábrica belga da marca sueca.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of