A Volvo assinou acordos de longo prazo com a CATL e com a LG Chem, para o fornecimento de baterias.
Estes acordos irão garantir o fornecimento de baterias de iões de lítio que irão equipar os modelos da Volvo e da Polestar na próxima década.
SPA2 vai ser estreada pelo novo XC90
O acordo cobre o fornecimento global dos módulos de baterias para todos os modelos da nova plataforma SPA2 (a próxima geração da Scalable Product Architecture ) e da plataforma já existente CMA (Compact Modular Architecture) e representam um passo determinante para a estratégia de eletrificação da Volvo Cars.
“O futuro da Volvo Cars é elétrico e estamos fortemente empenhados em ir para além do motor de combustão interna. Os acordos hoje assinados com a CATL e a LG Chem demonstram como poderemos atingir os nossos ambiciosos objetivos”
Hakan Samuelsson, Presidente e CEO da Volvo Cars
A nova plataforma SPA2, com lançamento previsto para o início da década, é a próxima geração da plataforma SPA – Scalable Product Architecture atualmente existente.
Em 2025, as motorizações eletrificadas vão representar cerca de metade das vendas mundiais da Volvo.
A SPA equipa os modelos da Volvo da gama 90 e 60. O primeiro modelo a ser lançado com a plataforma SPA2 será a nova geração do Volvo XC90.
A plataforma CMA é a plataforma que equipa o Volvo XC40, bem como o modelo elétrico Polestar 2 e os modelos da LYNK & CO, marca que também pertence ao grupo Geely.
Motorizações eletrificadas
Em 2017, a marca sueca assumiu que, a partir deste ano de 2019, todos os seus novos modelos iriam incorporar motorizações eletrificadas.
No início do ano, a Volvo revelou um upgrade nas suas motorizações eletrificadas agora disponibilizadas a um maior número de modelos da sua gama.
As motorizações plug-in hybrid T8 e T6 Twin Engine foram também melhoradas estando agora ambas as opções plug-in hybrid presentes em cada novo modelo.
A Volvo reforçou, entretanto, os seus objetivos, pretendendo que, pelo ano de 2025, as motorizações eletrificadas representem cerca de 50% das suas vendas mundiais.
A CATL é da China
A LG Chem é da Coreia do Sul.
A CATL e a LG Chem são fabricantes de baterias de renome. Ambas as empresas têm já uma história de sucesso na indústria automóvel, fornecendo baterias de iões de lítio à escala global. Ambas cumprem as normas da Volvo em termos de liderança tecnológica, cadeias de fornecimento responsável e custos competitivos.
A primeira linha de produção de baterias da Volvo Cars está neste momento a ser construída na sua fábrica de Ghent, na Bélgica e estima-se que esteja concluída até final do ano.
Primeiro elétrico Volvo será o XC40
O primeiro modelo totalmente elétrico da marca será aí construído e será o SUV compacto XC40.
As variantes plug-in hybrid deste modelo também serão produzidas na fábrica belga da marca sueca.