A Finerge, segundo maior produtor de energia eólica em Portugal, assinou um acordo com 12 instituições financeiras, com vista ao financiamento do grupo. Na ronda, foram assegurados 706 milhões de euros e mais 92 milhões de euros em linhas de crédito que irão permitir acelerar o crescimento da Finerge.

A plataforma foi desenhada para providenciar a flexibilidade necessária para suportar os investimentos do grupo em aquisições e no desenvolvimento de novos projetos em Portugal e por toda a União Europeia.

Nesse sentido, a operação assenta em diferentes modalidades financeiras como empréstimos de longo prazo, emissão de títulos e “project finance” estruturado.

As instituições financeiras que estão a apoiar esta operação são: ING, Santander, DWS, BNP Paribas, IFM Investors Pty, BBVA, Novo Banco, KommunalKredit, Generali, Schroders, SMBC, Bankinter.

A Finerge refere que esta operação de financiamento é a maior alguma vez montada na Europa destinada a uma plataforma eólica onshore.

“Reação positiva do mercado”

Pedro Norton, CEO da Finerge, refere que “o acordo responde aos objetivos ambiciosos de crescimento da Finerge e demonstra a confiança que as instituições financeiras têm no business plan da empresa. O perfil de risco do grupo, a qualidade da equipa e dos ativos existentes, a capacidade demonstrada na seleção e a gestão de novas oportunidades, mereceu uma consideração positiva do mercado e conseguimos que financiadores com perfis muito diferentes e provenientes de diversos países, se juntassem ao projeto”.

Capacidade instalada de 908,1 MW

Através dos seus 508 aerogeradores instalados nas 43 centrais eólicas que explora, a Finerge tem, neste momento, uma capacidade instalada de 908,1 MW, produzindo cerca de 2,12 TW/h por ano, evitando a emissão de 844 toneladas de CO2. A empresa fatura anualmente mais de 170 milhões de euros, com um investimento de mais de 1,2 mil milhões de euros, em Portugal. A Finerge emprega, direta e indiretamente, cerca de 200 colaboradores.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of