O ID.3 é o primeiro modelo da nova geração de veículos elétricos da Volkswagen. A partir de Berlim, o evento de apresentação foi transmitido online para todo o mundo. Apresentada por Jürgen Stackmann, membro do conselho de administração da Volkswagen, a conferência foi rápida e muito focada no ID.3 e na abertura das suas pré-reservas.

1. Porque se chama ID.3

Stackmann afirmou que, internamente, os modelos do segmento médio são identificados pelo número 3. É o segmento do VW Golf, o produto atual mais vendido do construtor e fazia sentido que começassem por este tipo de veículo. A seguir surgirão outros ID. maiores e mais pequenos. Por outro lado, depois do VW “Carocha” e do Golf, este ID. dá início a uma nova e importante fase na vida do construtor alemão.

2. Três packs de baterias

O ID. 3 vai ter três packs de bateria de capacidade diferente, de 45, 58 e 77 kWh. Os três packs são, de facto, diferentes, não sendo o mesmo pack limitado por software. A Volkswagen considera que não faz sentido equipar os veículos com packs de baterias maiores e limitar a sua utilização.

3. Entre 330 e 550 km de autonomia

Em WLTP, o ID. 3 terá, segundo o ciclo WLTP, autonomias de, respetivamente, 330 km (45 kWh), 420 km (58 kWh) e 550 km (77 kWh). Stackmann afirmou que o tipo de condução é decisivo para a autonomia. Ainda assim, a estimativa real para o modelo intermédio, com 58 kWh é de entre 330 e 420 km.

4. Preço-base inferior a 30.000 euros

A versão base do ID.3, com o pack de baterias de menor capacidade, vai custar menos de 30.000 euros na Alemanha. E não será uma versão “impossível”. Os clientes vão, de facto, poder especificar e comprar esta versão mais acessível em 2020.

5. Pode encomendar já a edição limitada ID.3 1st

Está disponível nos vários sites regionais da Volkswagen a opção de pré-reserva dos primeiros 30.000 exemplares. Estes terão o pack de baterias intermédio (58 kWh) e três níveis de equipamento diferentes. O preço destes primeiros ID. 3 arrancará um pouco abaixo dos 40.000 euros na Alemanha. Fazer a reserva custa 1000 euros.

6. Carregamentos grátis para os primeiros

Quem conseguir uma reserva para estes primeiros ID.3 recebe como bónus carregamentos grátis no primeiro ano até 2000 kWh. Os carregamentos grátis podem ser realizados em postos públicos incluídos na aplicação We Charge da VW e na rede europeia da Ionity.

7. Produção arranca no final deste ano

As entregas dos primeiros ID. 3 será feita no verão de 2020. Os primeiros 30.000 exemplares integram a edição limitada ID.3 First, disponível em quatro cores e três versões: ID.3 1st, 1st Plus e 1st Max. Todos terão jantes mais largas e bom nível de equipamento, que culmina, no Max, com tejadilho panorâmico e sistema de realidade aumentada projetada no pára-brisas.

8. Carregamento mesmo rápido

O ID.3 de base permite carregar as baterias a velocidades até 100 kWh (talvez 120 kWh opcionais) , se o posto de carregamento permitir. Tal significa que, em meia hora, pode carregar até cerca de 300 km. O objectivo da Volkswagen, em parceria com a rede Ionity é ter carregadores rápidos num intervalo máximo de 120 km em toda a Europa.

9. ID.3 será à prova de futuro

Com atualizações disponíveis durante toda a vida do veículo, o ID.3 irá receber melhorias constantes. Equipado com várias câmaras, estará apto a um nível três de condução autónoma, quando tal for permitido. Também poderá incorporar nova funcionalidades de entretenimento a bordo, à medida que a Volkswagen ativar novas parcerias.

10. Toda a vida do ID.3 pode ser neutra em carbono

A produção da fábrica de Zwickau será 100% neutra em carbono. Este processo inclui a produção de todos os componentes, incluíndo as baterias. Toda a energia utilizada na fábrica será proveniente de fontes renováveis. O compromisso implica que processos de produção que não sejam carbono neutros terão associado investimento em projetos de compensação ambiental. Se os proprietários só utilizarem energia renovável nos carregamentos, como já é possível, então toda a vida do ID.3 pode ser neutra em carbono.

11. Um modelo global, como o “Carocha” e o Golf

O ID.3 vai ser produzido localmente. Primeiro para o mercado europeu, depois para o mercado chinês. Tal permite otimizar os processos produtivos, mas também evitar o impacto ambiental do transporte dos veículos ao seu mercado de destino.

12. O ID.3 vai sorrir aos seus proprietários

Com uma combinação de LEDs inteligentes, o ID.3 vai ter uma frente expressiva, que vai esboçar um sorriso quando sente o seu proprietário a chegar. Aliado aos comandos de voz que vão estar disponíveis, a VW diz que o ID.3 vai ter uma relação interativa com toda a família. É provável que venham mesmo a receber nomes personalizados…

Conclusão

A abertura das pré-reservas do ID.3 (outra estreia da Volkswagen) marca uma nova fase da vida da Volkswagen. É o compromisso com a transição para a mobilidade elétrica, que irá contagiar toda a indústria.
A preocupação na redução de impacto ambiental desde a produção à utilização é uma das notas mais importantes neste processo.
As reservas do ID.3 em Portugal podem ser feitas através desta ligação, no site da marca em Portugal.

 

 

 

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Tiago Barbosa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Tiago Barbosa
Visitante
Tiago Barbosa

É excelente que finalmente outra empresa apresente uma solução realmente utilizável, mas chamar a estes factores “revolucionários”, quando a maior parte já foram postos em prática por outra empresa, parece-me excessivo 🙂