Fidelidade organiza ciclo sobre Inteligência Artificial

0
874

A Inteligência Artificial (IA) impõe-se cada vez mais na realidade das sociedades contemporâneas e a Fidelidade organizou na passada semana um primeiro debate sobre o tema.

O evento realizou-se na Culturgest, em Lisboa, tendo o propósito de trazer para a esfera pública o impacto e as aplicações atuais da IA.

Este ciclo de três debates vai repetir-se em 2020 e 2021, também na Culturgest.

A conferência foi uma parceria científica com o Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, contando com os consultores científicos Arlindo Oliveira (, Ana Paiva e Mário Figueiredo, todos do IST.

Este primeiro debate olhou par as diversas aplicações da IA, tendo tido como oradores Luísa Coheur (especialista em computação e quadro do Instituto Superior Técnico), Pedro Bizarro (co-fundador da Feedzai), Milind Tambe (professor e co-fundador do centro de IA da Universidade da Califórnia do Sul) e Mário Figueiredo (Professor Catedrático em Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST).

Este foi ainda o primeiro de três palestras, estando os restantes dois já agendados para 15 de maio (sobre as implicações da IA, designadamente no domínio social nas mais variadas dimensões, da saúde à privacidade, à empregabilidade) e 5 de junho (acerca das especulações em redor do potencial da IA e da forma como se imagina o futuro neste novo paradigma).

15 maio
16h “Implicações” com Luís Moniz Pereira, Manuel Dias, Virginia Dignum
18:30h “A ascenção dos robots” com Martin Ford

05 junho
16h “Especulações” com Ana Paiva, André Martins, Arlindo Oliveira
18:30h Inteligência Artificial Humano Compatível” com Stuart Russell.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of