Paris tem sido, por estes dias, o centro de inúmeras atenções não apenas por causa do incêndio que devastou a Catedral de Notre-Dame, como também pelo facto de ali ter sido disputado no passado fim-de-semana a última prova da entusiasmante Fórmula E.

Paris é, aliás, uma das cidades do mundo que mais medidas emblemáticas tem tomado no sentido de proibir a circulação de veículos mais poluentes (sobretudo os Diesel), com a França a constituir um mercado estratégico para a Efacec, tendo representado, nos últimos três anos, mais de 60 milhões de euros de encomendas para esta empresa portuguesa.

França quer ter um milhão de veículos elétricos até 2022.

Com efeito, a empresa trabalha com os principais operadores da rede energética do país há várias décadas, fornecendo transformadores e aparelhagem elétrica.

Em particular em Paris, uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, a tecnologia Efacec está presente, por exemplo, no fornecimento do posto de transformação elétrico de um dos maiores ícones da cidade – a Torre Eiffel – e de aparelhagem de média tensão e transformadores de distribuição para o Aeroporto Charles de Gaulle.

Aeroporto Charles de Gaulle.

A descarbonização da economia e a adoção de formas de mobilidade sustentáveis do ponto de vista ambiental são desafios da atualidade. O governo francês pretende dar o exemplo e está a procurar fazer uma transição forte para mobilidade elétrica ao estabelecer como objetivo ter um milhão de veículos elétricos até 2022.

Eletrificar 50% das frotas municipais em três anos

O projeto inclui ainda os objetivos de eletrificar 50% das frotas municipais em três anos e investir 700 milhões de euros para a produção de baterias para veículos elétricos nos próximos cinco anos.

A Efacec está a participar, de forma ativa, em sete dos maiores projetos de mobilidade elétrica a nível mundial. A tecnologia concebida em Portugal está a equipar centros de excelência e desenvolvimento de grandes fabricantes automóveis, e a dar suporte à infraestrutura de carregamento de grande dimensão localizadas, predominantemente, na Europa e EUA.

O mercado de mobilidade elétrica em França está em expansão, registando-se em 2018 um crescimento de cerca de 42% face a 2017, com mais 165 mil veículos elétricos registados.

Pioneira da área da mobilidade elétrica e uma referência global em soluções de carregamento rápido e ultrarrápido para veículos elétricos, a Efacec está atenta ao mercado francês.

Em perspetiva estão oportunidades na área da mobilidade elétrica com fabricantes automóveis, utilities e petrolíferas.

Artigo anteriorECAR Show para visitar até domingo
Próximo artigoFidelidade organiza ciclo sobre Inteligência Artificial