A Schréder, referência mundial em iluminação pública profissional exterior, escolheu Portugal para acolher o seu novo centro mundial de I&D (Investigação & Desenvolvimento) para Smart Cities, Soluções IoT (Internet of Things), Conectividade 5G, Mobilidade Elétrica e Iluminação Inteligente – Schréder Hyperion.

A Schréder Hyperion contará com uma equipa de engenheiros especialistas em IoT, arquitetos de sistemas e de software, programadores, responsáveis pelo desenvolvimento de produtos, soluções e sistemas inovadores, como é o caso do Shuffle – um sistema modular de iluminação que pode integrar sistemas de controlo, altifalantes, câmaras de vigilância, carregador de veículos elétricos, sinalização, hotspots, banda larga móvel e muito mais.

Aplicações de IoT – Smart Cities

Este género de soluções inteligentes pode interagir com os cidadãos, ajustando a iluminação de uma determinada rua ou espaço fechado às necessidades da comunidade, aproveitando a infraestrutura de iluminação para novas aplicações de IoT – Smart Cities.

Nicolas Keutgen, responsável de inovação da Schréder, salienta que “este é o caminho inteligente para uma Smart City. A Schréder Hyperion vai desenvolver e integrar tecnologias que permitam cidades abertas, fluidas, seguras, conectadas e verdes, para os seus cidadãos e para as autoridades locais”. Keutgen enfatiza: “A iluminação é muito mais do que luz. São as pessoas e a forma como aproveitamos a tecnologia para melhorar as suas vidas”.

Luís Castro Henriques, presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), destaca o facto do nosso país ter vindo a conseguir “atrair centros de desenvolvimento e competências cada vez mais especializados e de maior valor acrescentado e a AICEP tem trabalhado ativamente para que estes projetos se concretizem, traduzindo-se em mais postos de trabalho altamente qualificados. A vinda da Schréder Hyperion com um projeto tão inovador como o das Smart Cities é uma excelente notícia para Portugal!”.

A Schréder foi fundada em 1907, estando presente em mais de 35 países. Iniciou a sua atividade em Portugal há mais de 60 anos, em 1956, tendo escritórios em Lisboa e Porto que contam com mais de 120 colaboradores. Possui ainda entre nós duas unidades industriais, de luminárias em Oeiras, e colunas em Alverca.

Projetos de smart cities em Portugal

Visando a criação de infraestruturas de iluminação que desempenhem um papel fundamental na construção de Smart Cities e em futuras redes de comunicação, os profissionais da Schréder já têm vindo a desenvolver projetos no âmbito das cidades inteligentes entre nós.

Alguns casos:

  • Lousada foi o primeiro município do país a converter a iluminação pública para 100% LED e instalou mais de 12.000 unidades do modelo de luminária Voltana da Schréder.
  • No coração de Lisboa, na rotunda do Marquês de Pombal, os sistemas de iluminação são conectados e controlados com base no Owlet City Management System da Schréder.
  • No Porto, no âmbito do projeto europeu Syncronicity, do programa Horizon 2020, será instalado o sistema VolumLight Schréder mediante o qual sensores óticos em luminárias inteligentes detetam o volume de tráfego e ajustam automaticamente os níveis de iluminação.
  • Em Oeiras e Cascais vão ser instaladas as primeiras unidades Shuffle EV Charger da Schréder no âmbito da Mobilidade Elétrica.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of