A Renault apresentou em Xangai um SUV de segmento A, 100% elétrico, que se destina a ser vendido no mundo inteiro (a marca diz que se trata de um automóvel mundial), ainda que o modelo tenha sido concebido na China para o mercado local e a sua produção estará igualmente localizada na China.

O City K-ZE, assim se chama este automóvel, será fabricado no quadro de uma joint-venture entre a eGT New Energy Automotive Co. e a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, associada ao construtor local Dongfeng.

A data de comercialização do Renault City K-ZE será anunciada até ao final do ano, ficando em aberto a hipótese de uma boa carreira comercial a oriente poder levar a que o modelo entre na Europa, o que a suceder não será antes de 2021. Mas, à presente data, esses planos não são em boa verdade conhecidos. Não obstante isso, pelo sim, pelo não, o fabricante vai referindo que, “ao ser fabricado na China, o Renault City K-ZE responde, rigorosamente, aos standards de qualidade mundiais e dispõe de toda a tecnologia da Renault para veículos elétricos”.

A China é uma prioridade para o crescimento futuro do Grupo Renault, que persegue o objetivo de vir ali a vender 550.000 veículos anualmente. Até 2022, serão produzidos localmente nove automóveis de passageiros, três dos quais elétricos.

O City K-ZE assenta na plataforma CMF-A, a mesma do Kwid vendido na Índia (e que não é comercializado na Europa).

Este SUV tem um comprimento de cerca de 3,70 metros, similar ao de um Twingo (3614 mm), registando uma distância entre eixos de 2423 mm. A sua altura ao solo é de 150 mm, ao passo que a sua bagageira apresenta 300 litros.

De acordo com os dados disponíveis, a sua autonomia rondará os 250 km.

Os modos de carregamento disponíveis são compatíveis com uma tomada doméstica de 220V, mas também com as infraestruturas públicas. Com carga rápida são necessários apenas 50 minutos para carregar de 0% a 80%. Num carregamento standard são precisas apenas 4 horas para obter uma carga de 100%.

No interior, o sistema interativo, assente num ecrã táctil LCD multifunções de 8 polegadas a cores, permite aos passageiros uma conectividade permanente, até mesmo à distância, através de uma aplicação. Os utilizadores têm, também, acesso a oferta de divertimento online, ao WiFi 4G e ao reconhecimento vocal.

O Renault City K-ZE está equipado com captores de partículas finas (PM2.5), que permitem avaliar a qualidade do ar no habitáculo e gerir, automaticamente, a sua origem: se do interior ou do exterior.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of