Os Volvo vão “falar” uns com os outros para o ano

Todos os Volvo estarão equipados, de série, a partir do próximo ano com dispositivos de alerta assentes na "cloud". O intuito é que os condutores recebam informações sobre a existência de perigos à sua frente, para que possam, de forma antecipada, ajustar a sua condução.

0
302

A Volvo anunciou que os sistemas de segurança conectada “Hazard Light Alert” e “Slippery Road Alert” irão ser alargados a todo o território europeu.

Esta tecnologia utiliza a cloud para uma partilha de informação entre veículos da Volvo, o que significa, na prática, que os condutores serão avisados da presença de eventuais perigos na estrada.

Slippery Road Alert – permite que o condutor esteja mais atento às condições da estrada (designadamente a relacionada com a aderência) pois, recolhe, de forma anónima, informação do estado das mesmas a partir de veículos que circulem à frente.

Hazard Light Alert – avisa antecipadamente os condutores sobre os veículos que, à sua frente ativaram as suas luzes de perigo. Desta forma, o condutor recebe informação relevante para que possa, antecipadamente, adotar uma postura mais defensiva, abrandando a sua velocidade. Este sistema é particularmente útil em estradas com pouca visibilidade.

 

“Acreditamos que uma partilha de informação de segurança – quer seja das condições da estrada ou de perigos potenciais poderá evitar acidentes. Os proprietários Volvo irão contribuir de uma maneira direta para estradas mais seguras para os restantes condutores e irão, eles próprios, beneficiar desses avisos”  Malin Ekholm – Volvo Cars Safety Centre.

A partilha de informação de segurança – quer seja das condições da estrada ou de perigos potenciais poderá evitar acidentes.

As investigações de segurança feitas pela Volvo demonstram que, o ajuste do nível de velocidade às situações reais de trânsito reduz, de forma muito elevada, o risco de acidentes.

Estes sistemas foram introduzidos em 2016, nos modelos da gama 90. Inicialmente disponíveis na Suécia e na Noruega, ambos estarão agora acessíveis a outros condutores europeus. Esta funcionalidade será de série em todos os novos Volvo (a partir do “model year” 2020) mas também poderá ser aplicada em alguns modelos anteriores.

Convite a restantes construtores

Com o lançamento destes sistemas em todo o território europeu, a Volvo Cars reforça o seu convite aos restantes construtores para que estes façam parte desta partilha de dados anónimos que poderá levar a melhores comportamentos na estrada e contribuir para uma melhoria real na segurança.

O impacto desta partilha será tanto maior quantos mais modelos estiverem conectados. Recorde-se que, na Suécia e na Noruega, a partilha de dados já ocorre entre automóveis e camiões da Volvo.

“Quanto mais veículos estiverem a partilhar dados em tempo real, mais seguras se tornarão as estradas. Esperamos estabelecer em breve novas parcerias com empresas que partilhem o nosso compromisso com a segurança”, refere Malin Ekholm, vice-presidente do Cento de Segurança da marca sueca.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of